MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Inflação requer 'maior flexibilidade', diz Copom

As incertezas sobre a velocidade de convergência da inflação para a meta, tanto no Brasil quanto no exterior, demandam uma "maior flexibilidade" na administração da taxa básica de juros (a Selic). É o que diz a ata da última reunião do Comitê de Política

Thaís Barcellos, Célia Froufe, Gabriela Jucá e Marianna Gualter (via Agência Estado)

·
Escrito por Thaís Barcellos, Célia Froufe, Gabriela Jucá e Marianna Gualter (via Agência Estado)
Publicado em 27.03.2024, 07:21:00 Editado em 27.03.2024, 07:27:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As incertezas sobre a velocidade de convergência da inflação para a meta, tanto no Brasil quanto no exterior, demandam uma "maior flexibilidade" na administração da taxa básica de juros (a Selic). É o que diz a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, realizada na semana passada. Divulgado nesta terça, 26, o documento faz menção ao fato de que "alguns membros (do colegiado) argumentaram que, se a incerteza permanecer elevada no futuro, um ritmo mais lento de distensão monetária pode revelar-se apropriado, para qualquer taxa terminal que se deseje atingir".

continua após publicidade

Pela leitura do mercado, o trecho abre a porta para uma redução do ritmo de corte da Selic a partir de junho, mesmo que isso não signifique mudança no ciclo total de redução da taxa até o fim do ano. "O cenário-base não se alterou substancialmente, mas, com as incertezas do cenário, julgou-se apropriado ter maior flexibilidade de política monetária", informou a ata. "O comitê avalia que há maior incerteza nas conjunturas doméstica e internacional."

Na reunião da semana passada, o Copom voltou a reduzir, pela sexta vez seguida, a Selic em 0,5 ponto porcentual, que passou a ser de 10,75% ao ano. Mas, em contraste com os encontros anteriores, sinalizou corte "da mesma magnitude" apenas na próxima reunião - marcada para maio. Até então, esse tipo de indicação vinha servindo para as duas reuniões posteriores.

continua após publicidade

Também ontem, o IBGE divulgou que a prévia da inflação em março ficou em 0,36%, desacelerando em relação a fevereiro. Mas, ainda assim, o índice acabou superando as estimativas do mercado financeiro para o período (mais informações na pág. B8).

Massa salarial

A ata mostrou ainda que os integrantes do Copom avaliaram o eventual impacto do aumento de ganhos salariais na inflação de serviços. "O comitê demonstrou maior preocupação com possíveis efeitos da ampliação de ganhos reais no período mais recente e da aceleração de crescimento observada nos dados referentes à massa salarial sobre a dinâmica prospectiva da inflação de serviços."

continua após publicidade

Para Laiz Carvalho, economista para Brasil do BNP, o Copom "bateu na tecla de que o cenário não mudou, mas que as incertezas são grandes no futuro". "Antes (da última reunião), esperávamos um corte de 0,50 ponto porcentual em junho, e começava a reduzir o ritmo em julho. Agora, vemos 0,25 ponto já em junho."

Já o economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale, afirma que o cenário de atividade resiliente neste início de ano, atrelado ao mercado de trabalho aquecido, e uma pressão na inflação de serviços são elementos de preocupação para o BC, colaborando para a mudança do chamado "forward guidance".

O economista, porém, ainda vê espaço para corte de 0,5 ponto na reunião de junho. "Se confirmar essa inflação moderada, pode haver espaço para a continuidade de corte em 0,5 ponto", disse ele. Vale acrescenta que os dados de inflação de serviços permanecem como ponto de atenção para a tomada de decisões da autoridade monetária. "Esse momento de crescimento da atividade no início do ano é estimulado por política fiscal e monetária. O BC vai segurar o que pode na monetária, e precisa sinalizar para que a (política) fiscal não seja expansionista."

As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Inflação requer 'maior flexibilidade', diz Copom"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!