MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Inflação de serviços no IPCA desacelera de 0,25% em julho para 0,08% em agosto

A inflação de serviços - usada como termômetro de pressões de demanda sobre os preços - passou de um aumento de 0,25% em julho para uma alta de 0,08% em agosto, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são do Índice Naci

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 12.09.2023, 12:28:00 Editado em 12.09.2023, 12:34:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A inflação de serviços - usada como termômetro de pressões de demanda sobre os preços - passou de um aumento de 0,25% em julho para uma alta de 0,08% em agosto, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

continua após publicidade

Já os preços de itens monitorados pelo governo saíram de uma elevação de 0,46% em julho para aumento de 1,26% em agosto.

No acumulado em 12 meses, a inflação de serviços passou de 5,63% em julho para 5,43% em agosto, a menor desde janeiro de 2022, quando estava em 5,09%, apontou André Almeida, analista do IBGE.

continua após publicidade

Já a inflação de monitorados em 12 meses saiu de 3,64% em julho para 7,69% em agosto.

"Houve nova desaceleração na inflação de serviços em 12 meses", ressaltou Almeida. "O que a gente tem observado é uma desaceleração gradual do índice de serviços em 12 meses. Na série histórica, tem apresentado desaceleração desde o ano passado."

Segundo Almeida, com a redução da taxa de desocupação e a expansão no número de pessoas trabalhando, a inflação de serviços acumulada em 12 meses permanece ainda acima do IPCA geral. Porém, as pressões sobre a inflação têm sido exercidas por itens monitorados pelo governo.

"O maior impacto no IPCA tem sido dos monitorados nos últimos meses: energia elétrica, gasolina. Isso tem a ver mais com uma inflação de monitorados do que uma inflação de demanda propriamente, de serviços", afirmou o analista do IBGE. "A gente ainda tem inflação de serviços nos últimos 12 meses acima da inflação geral, mas o que a gente tem visto de impacto e contribuição do índice tem sido mais de monitorados."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Inflação de serviços no IPCA desacelera de 0,25% em julho para 0,08% em agosto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!