MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Indústria registrou recuo em 9 dos últimos 13 meses, mostra IBGE

O desempenho da indústria brasileira em janeiro voltou a ser afetado tanto por problemas de oferta quanto de demanda, mostrando que a alta de dezembro "acabou sendo um movimento muito atípico", avaliou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.03.2022, 12:39:00 Editado em 09.03.2022, 12:44:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O desempenho da indústria brasileira em janeiro voltou a ser afetado tanto por problemas de oferta quanto de demanda, mostrando que a alta de dezembro "acabou sendo um movimento muito atípico", avaliou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após publicidade

A produção industrial recuou 2,4% em relação a dezembro, depois de ter crescido 2,9% no mês anterior, de acordo com os dados da Pesquisa Industrial Mensal. Nos últimos 13 meses a produção recuou em nove deles.

"E na maior parte das vezes com perfil disseminado de taxas negativas", frisou André Macedo. "O ano de 2022 inicia com características muito próxima do que foi 2021 para o setor industrial", completou o pesquisador, confirmando que o avanço de dezembro foi um ponto fora da curva.

continua após publicidade

Segundo Macedo, o desempenho de janeiro de 2022 foi derrubado por uma ocorrência maior de férias coletivas em plantas industriais, pela base de comparação mais elevada em função do aumento na produção em dezembro, pelo avanço no número de contaminações da covid-19 provocado pela variante Ômicron, mas também por fatores pontuais, como as "chuvas mais intensas ocorridas em Minas gerais, que alcançaram de forma importante o setor extrativo, mais especificamente o minério de ferro", justificou.

Ele lembra que a indústria permanecia impactada por problema preexistentes, como o encarecimento e a dificuldade de obtenção de insumos, pelo lado da oferta. Sob a ótica da demanda doméstica, houve impacto do crédito mais caro pela elevação de juros, da inflação corroendo o poder de compra das famílias, da precarização do emprego e dos salários menores.

Agora, a invasão da Ucrânia pela Rússia tem potencial para "intensificar a magnitude de perdas" já existentes na produção industrial brasileira, afirmou o gerente do IBGE. Para ele, o cenário de incertezas pode trazer consequências sobre o processo de produção e decisões de consumo e de investimentos, além de reduzir a oferta de matérias-primas e bens.

continua após publicidade

"A gente já tinha o setor industrial muito afetado pelo desarranjo das cadeias produtivas, pela oferta de insumos", lembrou Macedo. "Tem chance de que isso seja intensificado. Também pode ter um encarecimento de custos de produção", disse ele.

O pesquisador ressalta que ainda não é possível prever o tamanho do impacto do conflito sobre a indústria brasileira, mas confirma que "a guerra traz reflexos negativos para a produção doméstica".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Indústria registrou recuo em 9 dos últimos 13 meses, mostra IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!