MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Indústria de MG supera setor fluminense em valor de transformação, diz IBGE

Com preços mais altos do minério de ferro, a indústria de Minas Gerais passou a ser a segunda maior do Brasil em valor de transformação industrial (VTI) em 2019, representando 11,5% do total nacional, mostram dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA) Empre

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.07.2021, 12:24:00 Editado em 21.07.2021, 12:32:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com preços mais altos do minério de ferro, a indústria de Minas Gerais passou a ser a segunda maior do Brasil em valor de transformação industrial (VTI) em 2019, representando 11,5% do total nacional, mostram dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA) Empresa, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) nesta quarta-feira.

continua após publicidade

Minas Gerais superou o Rio de Janeiro no ranking, que representava 11,3% do valor de transformação industrial em 2019. O valor total nacional era de R$ 1,4 trilhão. No ano anterior, em 2018, os Estados respondiam, respectivamente, 11,1% e 11,4% do total nacional. O Rio já havia perdido o segundo lugar no ranking pontualmente em 2015.

Synthia Santana, gerente da pesquisa do IBGE, explica que o crescimento de Minas Gerais tem mais relação com o preço do minério, uma vez que houve redução do volume produzido naquele ano, em função do rompimento da barragem da mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho. "Quase 30% do valor da transformação de Minas é de minerais metálicos. Pode ter efeito de preço", disse a pesquisadora.

continua após publicidade

Na indústria fluminense, destaca-se a dependência da extração de petróleo e gás natural (33,1%) e da fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (30,3%), que somam 63,4% do VTI estadual.

São Paulo permanece líder nacional de valor da indústria de transformação. O Estado respondia por 32,6% do VTI, perdendo 1 ponto porcentual de participação em relação a 2018. A perda de participação da indústria vem ocorrendo ao longo dos anos e tem sido explicada pela indústria automobilística.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Indústria de MG supera setor fluminense em valor de transformação, diz IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!