MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Índice de manutenção das teses da PGFN no Judiciário é 70%, diz procuradora-geral

A procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Almeida, disse que o índice de manutenção das teses da PGFN no Judiciário é de 70%. Ou seja, a União ganha na Justiça 70% das disputas tributárias. "Eu não gosto de dizer que a PGFN ganha a tese, porque que

Lavínia Kaucz (via Agência Estado)

·
Escrito por Lavínia Kaucz (via Agência Estado)
Publicado em 02.06.2025, 16:43:00 Editado em 02.06.2025, 16:50:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Almeida, disse que o índice de manutenção das teses da PGFN no Judiciário é de 70%. Ou seja, a União ganha na Justiça 70% das disputas tributárias. "Eu não gosto de dizer que a PGFN ganha a tese, porque quem ganha em última instância é a ordem constitucional, é o processo democrático legislativo, é o povo brasileiro", afirmou na abertura do 9º Congresso do Contencioso Tributário da PGFN e do FGTS, realizado nesta segunda-feira, 2, em Brasília.

continua após publicidade

De acordo com Anelize, a PGFN recebeu 3 milhões de intimações e citações na Justiça em 2024, e só nos tribunais superiores foram mais de 50 mil.

A partir dessas citações, a PGFN decide em quais casos irá recorrer e quando formulará novas teses para fazer frente às pretensões dos contribuintes. "Sem triagem bem feita não há tese jurídica que se sustente", afirmou.

continua após publicidade

Anelize também exaltou a natureza fiscal do debate sobre a chamada "pejotização", que aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). "Parece que não tem nada a ver com a gente, mas o coração desse debate é tributário", disse a procuradora.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Índice de manutenção das teses da PGFN no Judiciário é 70%, diz procuradora-geral"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!