O índice nacional de condições financeiras (NFCI, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Chicago caiu de -0,27 na semana anterior a -0,28 na semana encerrada no dia 9 de junho, informou nesta quarta-feira, 14, a instituição. O indicador é elaborado a partir de uma "atualização abrangente" das condições financeiras dos EUA nos mercados monetários, de dívida e acionários.
O Fed Chicago explica ainda que as condições econômicas e as financeiras tendem a estar altamente correlacionadas.
Com isso, ele apresenta um índice alternativo, ajustado (ANFCI, na sigla em inglês), que busca isolar o componente das condições financeiras não vinculado às condições econômicas. Neste caso, o índice caiu de -0,29 a -0,31 na semana mais recente.
A pesquisa sugere, portanto, que as condições financeiras ficaram um pouco mais relaxadas na comparação semanal, diz o Fed de Chicago.
Os dois índices foram elaborados para ter valor médio de zero e um desvio padrão de 1, em um período de amostra que começa em 1971.
Os valores positivos do NFCI estão historicamente associados a período de condições financeiras mais apertadas que a média, enquanto os negativos sinalizam o contrário.
Deixe seu comentário sobre: "Índice de condições financeiras medido pelo Fed de Chicago recua de -0,27 para -0,28"