MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Indicador de incerteza da FGV sobe em setembro e atinge maior nível desde março

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) subiu 14,3 pontos na passagem de agosto para setembro, para 133,9 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Foi o maior salto da incerteza, em um mês, desde abril de 2020. Com isso, o indica

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.09.2021, 10:58:00 Editado em 30.09.2021, 11:04:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) subiu 14,3 pontos na passagem de agosto para setembro, para 133,9 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Foi o maior salto da incerteza, em um mês, desde abril de 2020. Com isso, o indicador atingiu o maior nível desde março de 2021.

continua após publicidade

O IIE-Br é formado por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

Segundo a FGV, a alta no IIE-Br em setembro foi puxada pelos dois componentes. O IIE-Br Mídia subiu 14,2 pontos, para 132,6 pontos, maior nível desde agosto de 2020. Já o IIE-Br Expectativa subiu 8,8 pontos, para 125 pontos, maior nível desde abril, conforme os dados divulgados.

continua após publicidade

"Entre os fatores que contribuíram para a alta estão as diversas crises do momento - política, institucional e hídrica, o cenário fiscal indefinido, a inflação ascendente e dúvidas remanescentes quanto à pandemia que injetaram uma dose adicional de incerteza no mês. Com todos esses choques, dificilmente o indicador convergirá para a (já elevada) média 2015-2019 em 2021, como parecia ser possível alguns meses atrás", afirma Anna Carolina Gouveia, economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

A coleta do IIE-Br é realizada entre o dia 26 do mês anterior ao dia 25 do mês de referência.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Indicador de incerteza da FGV sobe em setembro e atinge maior nível desde março"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!