Indicador de Incerteza da FGV sobe 7,6 pontos em novembro, mostra prévia - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Economia

Indicador de Incerteza da FGV sobe 7,6 pontos em novembro, mostra prévia

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) subiu 7,6 pontos na passagem de outubro para novembro, para 151,4 pontos, mostra a prévia divulgada nesta sexta-feira, 13, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Se confirmada, será a primeira alta do índice após seis quedas seguidas.

A queda de 67 pontos no IIE-Br de maio a outubro devolveu 70% da alta acumulada em março e abril, auge da crise causada pela covid-19. A nova alta apontada pela prévia de novembro estaria associada à pandemia e às incertezas em relação ao equilíbrio das contas públicas, segundo a FGV.

"A alta está relacionada à nova onda de covid-19 na Europa e nos Estados Unidos e às novas medidas restritivas, que põem em xeque as perspectivas sobre o controle da pandemia e a continuidade da recuperação econômica global e brasileira. Em paralelo, os rumos das contas públicas para 2020 e 2021 continuam em aberto, principalmente sob risco de uma segunda onda da doença no país", diz a nota divulgada pela FGV.

O IIE-Br é composto pelo o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA e mede a capacidade de se prever cenários para os próximos 12 meses.

Houve alta nos dois componentes na prévia de novembro. O componente de Mídia subiu 7,4 pontos, para 133,4 pontos, maior nível desde agosto. Já o componente de Expectativas subiu 8,0 pontos, para 202,3 pontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Indicador de Incerteza da FGV sobe 7,6 pontos em novembro, mostra prévia"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.