MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Indicador de incerteza da FGV sobe 5,0 pontos em março ante fevereiro

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) subiu 5,0 pontos na passagem de fevereiro para março, para 116,7 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Foi a maior variação desde setembro de 2021, quando o indicador saltou 11,8 pontos.

Vinicius Neder (via Agência Estado)

·
Escrito por Vinicius Neder (via Agência Estado)
Publicado em 31.03.2023, 10:38:00 Editado em 31.03.2023, 10:43:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) subiu 5,0 pontos na passagem de fevereiro para março, para 116,7 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Foi a maior variação desde setembro de 2021, quando o indicador saltou 11,8 pontos. Além disso, o registro de março é o maior nível desde julho do ano passado, quando o indicador registrou 120,8 pontos.

continua após publicidade

Para a entidade, a forte alta no IIE-Br em março foi puxada por incertezas domésticas e externas. "De origem interna, a intensificação do debate entre o governo e o Banco Central a respeito da taxa de juros e a manutenção das incertezas fiscais em torno da nova regra fiscal influenciaram o resultado", diz a nota divulgada nesta sexta-feira, 31, pela FGV.

No lado externo, "os ruídos de incerteza foram motivados pela crise bancária nos Estados Unidos e na Europa", que passaram pela falência do banco americano Silicon Valley Bank e pelos problemas do Credit Suisse, que acabou comprado pelo UBS.

continua após publicidade

O IIE-Br é formado por dois componentes. O primeiro é o IIE-Br Expectativa, construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA, que subiu 5,9 pontos em março, para 108,2 pontos. Com isso, o componente contribui positivamente com 1,2 ponto para a variação agregada do IIE-Br em março.

O outro componente, o IIE-Br Mídia, faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza. Em março, o componente subiu 4,3 pontos em março ante fevereiro, para 117,1 pontos, contribuindo positivamente com 3,8 pontos na variação agregada do indicador.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Indicador de incerteza da FGV sobe 5,0 pontos em março ante fevereiro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!