MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Indicador de Incerteza da FGV sobe 2 pontos em novembro ante outubro

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) subiu 2,0 pontos na passagem de outubro para novembro, para 145,8 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). A alta interrompe uma sequência de seis quedas consecutivas.O indicador está 30,7

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.11.2020, 11:28:00 Editado em 30.11.2020, 11:35:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) subiu 2,0 pontos na passagem de outubro para novembro, para 145,8 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). A alta interrompe uma sequência de seis quedas consecutivas.

continua após publicidade

O indicador está 30,7 pontos acima do nível de fevereiro passado, antes do agravamento da pandemia de covid-19 no Brasil.

"A alta da incerteza em novembro foi motivada pelo aumento do componente de mídia, que mede o nível de incerteza através da frequência de notícias com menção à incerteza nos principais veículos de imprensa nacionais. Este repique tem respaldo nas especulações em torno de uma segunda onda da covid-19 no Brasil, e suas consequências econômicas. O componente que mede a dispersão de Expectativas voltou a recuar, mas permanece 75 pontos acima do período pré-pandemia, refletindo a enorme dificuldade encontrada por especialistas de mercado em fazer previsões econômicas para os próximos 12 meses. Finalmente, o IIE-Br parece caminhar para finalizar o turbulento ano de 2020 em patamar extremamente elevado e com pouca sinalização de retorno a patamares mais confortáveis no curto prazo", avaliou Anna Carolina Gouveia, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

continua após publicidade

O IIE-Br é composto por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

O componente de Mídia subiu 3,6 pontos, para 129,6 pontos, após ter recuado por seis meses consecutivos, contribuindo com +3,1 pontos para o IIE-Br mês. O componente de Expectativas recuou 2,3 pontos, para 192,0 pontos, contribuindo com -1,1 ponto para o índice de novembro.

A coleta do Indicador de Incerteza da Economia brasileira é realizada entre o dia 26 do mês anterior ao dia 25 do mês de referência.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Indicador de Incerteza da FGV sobe 2 pontos em novembro ante outubro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!