MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Indicador de Incerteza da FGV cai em junho ao menor nível desde novembro de 2019

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) recuou 4,2 pontos na passagem de maio para junho, para 107,6 pontos, o menor nível desde novembro de 2019, quando estava em 105,1 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador fechou

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 30.06.2023, 12:54:00 Editado em 30.06.2023, 12:58:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) recuou 4,2 pontos na passagem de maio para junho, para 107,6 pontos, o menor nível desde novembro de 2019, quando estava em 105,1 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador fechou em nível confortável, abaixo dos 110 pontos, pela primeira vez desde o fim de 2019.

continua após publicidade

"O recuo do IIE-Br de junho deveu-se, pela terceira vez seguida, ao componente de Mídia. A redução relativa da ocorrência de termos relacionados à incerteza na mídia foi motivada por eventos positivos como a desaceleração da inflação, a resiliência da atividade econômica e a melhora da percepção em relação às atuais situações política e de risco fiscal", avaliou Anna Carolina Gouveia, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

"As altas do componente de Expectativa por sua vez têm sido curiosamente motivadas também por um aspecto favorável. É que a melhora do quadro inflacionário vem aumentando a dispersão das projeções de IPCA e juros para os próximos 12 meses. Por consistir em uma novidade na medição, será preciso aguardar os próximos meses para saber se o indicador continuará girando em patamares confortáveis e sinalizando uma diminuição consistente da incerteza econômica", acrescentou.

continua após publicidade

O IIE-Br é formado por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

O componente de Mídia caiu 5,6 pontos, para 104,5 pontos, menor nível desde novembro de 2019, contribuindo com -4,9 pontos para o IIE-Br do mês. O componente de Expectativas subiu 2,8 pontos, para 116,8 pontos, contribuindo com 0,7 ponto para o índice de junho.

A coleta do Indicador de Incerteza da Economia brasileira é realizada entre o dia 26 do mês anterior ao dia 25 do mês de referência.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Indicador de Incerteza da FGV cai em junho ao menor nível desde novembro de 2019"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!