MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Indicador de Incerteza da FGV cai 4,7 pontos em março ante fevereiro

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) recuou 4,7 pontos na passagem de fevereiro para março, para 123,5 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador está 8,4 pontos acima do nível de fevereiro de 2020, antes do agravame

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.03.2021, 10:52:00 Editado em 30.03.2021, 14:08:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) recuou 4,7 pontos na passagem de fevereiro para março, para 123,5 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador está 8,4 pontos acima do nível de fevereiro de 2020, antes do agravamento da pandemia de covid-19 no Brasil.

continua após publicidade

"A queda do indicador de incerteza em março foi motivada exclusivamente pelo recuo do componente de Mídia, aparentemente como um reflexo do avanço das campanhas de imunização conta a covid-19 no Brasil. O recrudescimento da pandemia e seu difícil controle, por outro lado, são refletidos no componente de expectativa, que voltou a subir no mês, retratando o enorme desafio de se prever cenários econômicos para os próximos 12 meses. Mesmo com a queda, o nível de incerteza continua elevado, tanto em relação ao nível neutro em termos históricos (100 pontos) quanto em relação ao nível médio de 114 pontos vigente entre 2015 e 2019", avaliou Anna Carolina Gouveia, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O IIE-Br é composto por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

continua após publicidade

O componente de Mídia caiu 7,7 pontos, para 114,5 pontos, contribuindo com -6,6 pontos para o IIE-Br mês. O componente de Expectativas subiu 8,9 pontos, para 149,4 pontos, contribuindo com 1,9 ponto para o índice de março.

A coleta do Indicador de Incerteza da Economia brasileira é realizada entre o dia 26 do mês anterior ao dia 25 do mês de referência.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Indicador de Incerteza da FGV cai 4,7 pontos em março ante fevereiro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!