MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Indicador de incerteza da economia sobe 0,5 ponto em junho ante maio, mostra FGV

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) subiu 0,5 ponto na passagem de maio para junho, para 116,4 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV)."O indicador de Incerteza sobe em junho, mantendo-se em patamar moderadamente elevado, 1,4

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 30.06.2022, 11:42:00 Editado em 30.06.2022, 11:46:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) subiu 0,5 ponto na passagem de maio para junho, para 116,4 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

continua após publicidade

"O indicador de Incerteza sobe em junho, mantendo-se em patamar moderadamente elevado, 1,4 ponto acima da elevada média de 115 pontos observada entre julho de 2015 e fevereiro de 2020, último mês antes do impacto da pandemia de covid-19. Contribuem para o resultado a piora do cenário fiscal, que voltou a ser destaque na economia, a inflação persistente e disseminada no Brasil e no mundo, as incertezas em relação ao crescimento mundial e a proximidade das eleições presidenciais", avaliou Anna Carolina Gouveia, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O IIE-Br é formado por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

continua após publicidade

O componente de Mídia subiu 0,6 ponto em junho, para 114,7 pontos, contribuindo com 0,5 ponto para o IIE-Br do mês. O componente de Expectativas ficou estável em 116,4 pontos.

"Ao longo de junho, o IIE-Br mídia chegou a desacelerar, refletindo a divulgação de resultados de atividade econômica superiores ao esperado. Mas a persistência inflacionária e a piora das condições fiscais levantaram dúvidas quanto à continuidade dos resultados positivos para os próximos meses. Diante do cenário desafiador para a conjuntura doméstica e internacional, o indicador deve continuar a oscilar em patamar elevado nos próximos meses", completou Anna Carolina Gouveia.

A FGV alerta que os resultados do IIE-Br de junho estão sujeitos a revisão, "uma vez que a greve dos colaboradores do Banco Central afetou o fornecimento de informações necessárias ao fechamento do componente de Expectativas, com peso de 20% no IIE-Br".

continua após publicidade

"O IIE-Br Expectativas de junho repete o valor de maio, considerando as informações obtidas até 29/04/22, as últimas disponíveis no dia de fechamento do IIE-Br deste mês (em 29/06/22)", ressaltou a FGV.

A coleta do Indicador de Incerteza da Economia brasileira é realizada entre o dia 26 do mês anterior ao dia 25 do mês de referência.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Indicador de incerteza da economia sobe 0,5 ponto em junho ante maio, mostra FGV"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!