MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Indicador de Incerteza cai 9,9 pontos em julho para 163,7 pontos, diz FGV

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) caiu 9,9 pontos na passagem de junho para julho, para 163,7 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Apesar de ter recuado por três meses consecutivos, o indicador permanece 48,6 pontos aci

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.07.2020, 10:42:00 Editado em 31.07.2020, 10:47:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) caiu 9,9 pontos na passagem de junho para julho, para 163,7 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Apesar de ter recuado por três meses consecutivos, o indicador permanece 48,6 pontos acima do patamar de fevereiro, de 115,1 pontos, período anterior ao agravamento da pandemia do novo coronavírus no País.

continua após publicidade

"A redução da incerteza em julho reflete o ambiente de reabertura gradual da economia, adaptação de famílias e empresas ao momento e o conhecimento das medidas adotadas pelo governo para mitigação dos impactos da crise sanitária. Apesar disso, o nível do indicador, ainda a meio caminho entre o registro de fevereiro e o pico de abril, continua muito elevado e sob influência do sobe e desce da pandemia de coronavírus. Há muita preocupação com a possibilidade de que uma segunda onda prejudique a tendência de recuperação em curso", avaliou Anna Carolina Gouveia, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O IIE-Br é composto por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

continua após publicidade

Em julho, o componente de Mídia recuou 8,4 pontos, para 144,1 pontos, contribuindo negativamente em 7,3 pontos para a queda do índice geral no mês. Já o componente de Expectativas diminuiu 12,1 pontos, para 215,9 pontos, com contribuição negativa de 2,6 pontos para o comportamento do IIE-Br.

"O componente de expectativas, ao permanecer acima de 200 pontos pelo quarto mês consecutivo, mostra como é difícil no momento se prever os rumos da economia no horizonte de 12 meses, uma vez que a fase crítica da pandemia será seguida por uma reabertura em que os estímulos fiscais serão gradualmente retirados", acrescentou Anna Carolina.

A coleta do Indicador de Incerteza da Economia brasileira é realizada entre o dia 26 do mês anterior ao dia 25 do mês de referência.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Indicador de Incerteza cai 9,9 pontos em julho para 163,7 pontos, diz FGV"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!