MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Indicador Antecedente de Emprego da FGV cai 0,2 ponto em fevereiro ante janeiro, a 75,9

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) caiu 0,2 ponto na passagem de janeiro para fevereiro, para 75,9 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira, 6. Em médias móveis trimestrais, o IAEmp recuou 1,3 ponto, quarta queda consecu

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 06.03.2025, 08:43:00 Editado em 06.03.2025, 08:49:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) caiu 0,2 ponto na passagem de janeiro para fevereiro, para 75,9 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira, 6. Em médias móveis trimestrais, o IAEmp recuou 1,3 ponto, quarta queda consecutiva.

continua após publicidade

"O resultado de fevereiro do IAEmp reforça a tendência negativa observada nos últimos meses. Os empresários têm se mostrado mais cautelosos com o desempenho setorial nos próximos meses e isso afeta diretamente as decisões sobre contratação. Por outro lado, apesar da piora no mês, a queda menos intensa sugere que a desaceleração do mercado de trabalho deve ser mais gradual", avaliou Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O IAEmp sugere expectativa de geração de vagas adiante: quanto maior o patamar, mais satisfatório o resultado. O indicador é formado por uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, todas apuradas pela FGV. O objetivo é antecipar os rumos do mercado de trabalho no País.

continua após publicidade

"O cenário macroeconômico restritivo, com juros em alta, inflação pressionando e incerteza sobre o ritmo de crescimento econômico no ano, indica que a trajetória do indicador no curto prazo deve ser diferente com o observado em 2024, com viés mais negativo", completou Tobler.

Em fevereiro, quatro dos sete componentes do IAEmp contribuíram negativamente para o resultado. Os piores desempenhos foram dos itens Tendências dos Negócios dos Serviços, que contribuiu com -0,3 ponto, Situação Atual dos Negócios da Indústria, com -0,3 ponto, e Tendência dos Negócios da Indústria, com -0,3 ponto.

Na direção oposta, o componente Emprego Previsto da Indústria contribuiu positivamente com 0,7 ponto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Indicador Antecedente de Emprego da FGV cai 0,2 ponto em fevereiro ante janeiro, a 75,9"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!