Incerteza na economia cai 6,1 pontos em setembro ante agosto, diz prévia da FGV - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Economia

Incerteza na economia cai 6,1 pontos em setembro ante agosto, diz prévia da FGV

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) caiu 6,1 pontos na passagem de agosto para setembro, segundo a prévia do indicador deste mês divulgada nesta segunda-feira, 14, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Se confirmado, o índice descerá a 154,2 pontos. Após o quinto mês em queda, o IIE-Br devolverá 59% da alta de 95,4 pontos observada no bimestre março-abril, na esteira da crise causada pela pandemia de covid-19.

A FGV destacou que, em setembro, o ritmo da queda acelerou. Em agosto, a queda sobre julho tinha sido de 3,4 pontos. "A aceleração da tendência de queda do Indicador de Incerteza nesta prévia de setembro tem relação com a sustentação do cenário de retorno gradual da atividade econômica e do relaxamento de medidas de isolamento social impostas pela pandemia de covid-19", diz a nota divulgada pela FGV.

Apesar da "evolução favorável na margem", a FGV ressaltou ainda que a o IIE-Br ainda está 39 pontos acima do nível anterior à pandemia. A entidade destaca como fatores a manter a incerteza elevada, na comparação com o início do ano, "a preocupação com a dinâmica da economia após a redução dos estímulos fiscais, a evolução ainda incerta da crise sanitária, o andamento de reformas no Congresso e o difícil cenário para as finanças públicas", continua a nota.

O IIE-Br é formado por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

Na prévia de setembro, o componente de Mídia recuou 6,5 pontos, para 137 pontos. O componente de Expectativas diminuiu 2 pontos, para 200,6 pontos. Segundo a FGV, o Índice de Expectativas devolveu até o momento apenas 26% das altas ocorridas entre março e maio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Incerteza na economia cai 6,1 pontos em setembro ante agosto, diz prévia da FGV"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Todos os candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.