MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Inadimplência sobe e sinaliza crédito mais caro, alerta presidente da Anfavea

A direção da Anfavea, entidade que representa as montadoras instaladas no Brasil, manifestou nesta quinta-feira, 5, preocupação com o avanço da inadimplência nos financiamentos de veículos, que, junto com a elevação dos juros de referência, a Selic, apont

Eduardo Laguna (via Agência Estado)

·
Escrito por Eduardo Laguna (via Agência Estado)
Publicado em 05.06.2025, 16:52:00 Editado em 05.06.2025, 16:58:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A direção da Anfavea, entidade que representa as montadoras instaladas no Brasil, manifestou nesta quinta-feira, 5, preocupação com o avanço da inadimplência nos financiamentos de veículos, que, junto com a elevação dos juros de referência, a Selic, aponta para um custo de crédito mais caro.

continua após publicidade

"A inadimplência mostra elevação gradual e nos sinaliza que podemos ter contração da demanda em virtude de crédito mais caro", comentou o presidente da Anfavea, Igor Calvet, durante a apresentação dos resultados do setor em maio.

A elevação dos juros foi citada por Calvet como uma variável que traz mais preocupação do que o aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), uma vez que há confiança nas negociações entre governo e Congresso em torno de alternativas à alta do tributo.

continua após publicidade

Conforme a Anfavea, a inadimplência no crédito para pessoa física chegou a 5%, enquanto no da pessoa jurídica está em 3%.

Quanto ao IOF, a direção da Anfavea chamou a atenção para potenciais impactos da elevação do imposto no mercado de automóveis, que está em desaceleração. Porém, citando as negociações entre governo e Congresso em torno de alternativas ao IOF mais alto, a associação disse que confia na revogação ou alteração drástica da medida.

"Estamos confiantes de que o governo, o Ministério da Fazenda e o Legislativo encontrarão uma solução em prol da indústria e da produção nacional", declarou Igor Calvet.

continua após publicidade

Ele comentou que as últimas notícias, assim como os retornos que a entidade tem recebido do governo e do Congresso, trouxeram alívio de que haverá uma "boa surpresa" em relação às novas alíquotas do tributo. "Estamos mais tranquilos de que medidas serão revistas. Serão ou revogadas ou alteradas drasticamente."

Calvet salientou que o aumento do IOF traz um custo adicional às empresas que, se não for absorvido pelas marcas, comprimindo a margem de lucro, terá que ser repassado aos preços, dificultando as vendas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Inadimplência sobe e sinaliza crédito mais caro, alerta presidente da Anfavea"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!