MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

‘Impacto de mutação do vírus será contrabalanceado por vacina’, diz ex-BC

Para o economista Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central e estrategista-chefe da gestora WHG, casa recém-criada principalmente por ex-executivos do Credit Suisse, a mutação do novo coronavírus, caso se espalhe para mais lugares do mundo, pode interrompe

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.12.2020, 07:00:00 Editado em 22.12.2020, 17:29:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Para o economista Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central e estrategista-chefe da gestora WHG, casa recém-criada principalmente por ex-executivos do Credit Suisse, a mutação do novo coronavírus, caso se espalhe para mais lugares do mundo, pode interromper a recuperação nas economias que estavam seguindo o formato de "V", ou seja de uma retomada acelerada após o tombo. Mas, por outro lado, há o efeito positivo com a expectativa da vacina.

continua após publicidade

Quais os efeitos econômicos da descoberta de uma nova cepa do coronavírus?

Ainda temos que tentar entender. Há muitas incertezas desse novo novo coronavírus. Parece que a taxa de infecção é maior, mas não é mais letal. Outras variáveis do vírus são constantes. Há um processo natural de mutação no código genético. Se essas premissas são verdadeiras, como o já visto na Inglaterra, parte da decisão dos governos será de impor medidas de restrição de circulação para compensar a maior taxa de infecção, para se manter o mesmo nível de pressão sobre o sistema de saúde. Em vários lugares do mundo já se estava enfrentando uma segunda onda e muitos países estavam evitando ao máximo entrar em lockdown, mas agora, com a nova cepa, devem adotar essa medida.

continua após publicidade

As projeções devem piorar?

As restrições devem ser maiores e isso tem um impacto negativo sobre a atividade. Aprendemos isso em março, que esse tipo de medida leva a um impacto na oferta. Então, várias economias que estavam com a ideia de recuperação em "V", devem ter uma pernada para baixo. É um efeito matemático, as projeções de crescimento vão cair. Isso pressupondo que a nova cepa se alastre para mais lugares do mundo. Será a segunda pernada negativa da atividade econômica, mas ao mesmo tempo temos um tradeoff (troca) entre os países adotando medidas de restrição versus o efeito positivo com a expectativa da vacina, com o mercado projetando que em seis meses a situação estará muito melhor.

É possível projetar qual o saldo para a economia em 2021?

continua após publicidade

O que o mercado não sabe é o efeito líquido de tudo isso. Vai piorar muito? Vamos voltar a viver março? A maioria acha que não. O impacto material deverá ser contrabalanceado pela vacina e com mais gastos fiscais. Quem pode, vai gastar mais.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "‘Impacto de mutação do vírus será contrabalanceado por vacina’, diz ex-BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!