Economia

IFI faz parte de rede global de monitoramento

Da Redação ·

A Instituição Fiscal Independente (IFI) faz parte de uma rede de monitoramento da Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) que incentiva as boas práticas na divulgação dos dados fiscais, mesmo o Brasil ainda não fazendo parte do grupo. Na pandemia da covid-19, as IFIs mundo afora tiveram papel importante para acompanhar se os recursos que estavam sendo anunciados de fato estavam sendo usados.

continua após publicidade

Ao jornal O Estado de S. Paulo, uma das coordenadoras da rede de IFIs da OCDE, Scherie Nicol, diz que está muito impressionada com a rapidez com que o órgão brasileiro conseguiu se estabelecer e tem sido muito efetivo na comunicação.

Segundo ela, as IFIs têm que ter canais eficientes de comunicação para poderem ser ouvidas. "Honestamente, comunicação é tudo", afirma a analista da divisão de gestão pública e orçamento da OCDE.

continua após publicidade

Scherie conta que as IFIs têm feito um bom trabalho de acompanhamento dos recursos que foram gastos na pandemia. As medidas foram anunciadas em série, em meio à pressa dos governos por causa da emergência sanitária.

Segundo Scott Cameron, analista da divisão de Gestão Pública da OCDE que trabalhou na IFI canadense, as IFIS deram transparência aos dados e também às previsões econômicas que muitas vezes os governos "relutavam" em divulgar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.