MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ICVA: vendas no varejo crescem 1% em maio, na segunda alta mensal consecutiva

As vendas no varejo cresceram 1%, descontada a inflação, em maio, ano ante ano. É o segundo mês consecutivo de alta, aponta o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, o crescimento foi de 7%. Os três macrossetores do varejo apresentaram

Vinícius Novais (via Agência Estado)

·
Escrito por Vinícius Novais (via Agência Estado)
Publicado em 06.06.2025, 09:44:00 Editado em 06.06.2025, 09:51:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As vendas no varejo cresceram 1%, descontada a inflação, em maio, ano ante ano. É o segundo mês consecutivo de alta, aponta o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, o crescimento foi de 7%. Os três macrossetores do varejo apresentaram alta: serviços cresceram 2,8%, com destaque para turismo e transporte, bens duráveis e semiduráveis, o aumento foi de 0,8%, principalmente por móveis; e os bens não duráveis viram o faturamento aumentar 0,4%, com principal contribuição de drogarias e farmácias.

continua após publicidade

O ICVA aponta que o menor preço das passagens aéreas impulsionou o setor de turismo e transportes. Já as drogarias e farmácias se beneficiaram do reajuste dos medicamentos no fim de março, que elevou o tíquete médio. Além disso, Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, destaca que o calendário também foi benéfico ao setor por não ter feriado de Corpus Christi em maio.

O e-commerce cresceu 4% em termos nominais em maio. As vendas presenciais subiram 8,0% em termos nominais, ambos em relação ao mesmo mês de 2024.

continua após publicidade

Divisão regional

O ICVA, deflacionado e considerando ajuste de calendário, aponta que o Sudeste teve alta de 1,1%, a única alta regional. O Norte lidera as perdas com recuo de 3,2%, seguido pelo Centro-Oeste (-2,4%), Nordeste (-1,3%) e Sul (-0,2%).

Desconsiderando o desconto da inflação, não há perda em nenhuma região. Neste caso, o Sudeste segue liderando as altas, com avanço de 7,3% no varejo, seguido pelo Sul (+5,8%), Centro-Oeste (+4,9%), Norte (+4,1%) e Nordeste (+3,4%).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ICVA: vendas no varejo crescem 1% em maio, na segunda alta mensal consecutiva"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!