MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa vira com queda em NY e perde os 137 mil pontos, apesar de alta do petróleo

O Ibovespa virou para o negativo e perdeu a marca dos 137 mil pontos da abertura, em sintonia com a queda das bolsas internacionais. Em Nova York, a queda ocorre após novo indicador de atividade reforçar desaquecimento dos EUA. Na Europa, bolsas viraram p

Maria Regina Silva (via Agência Estado)

·
Escrito por Maria Regina Silva (via Agência Estado)
Publicado em 05.06.2025, 11:57:00 Editado em 05.06.2025, 12:03:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ibovespa virou para o negativo e perdeu a marca dos 137 mil pontos da abertura, em sintonia com a queda das bolsas internacionais. Em Nova York, a queda ocorre após novo indicador de atividade reforçar desaquecimento dos EUA. Na Europa, bolsas viraram para baixo enquanto investidores acompanham a entrevista com a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde. Hoje, o BC reduziu suas principais taxas de juros, como o esperado.

continua após publicidade

"Os mercados estão de lado no exterior e o Ibovespa também, sem alguma razão específica. Na média do último um mês e meio, teve alta forte. Então, é natural uma certa correção", diz Diego Faust, operador de renda variável da Manchester Investimentos.

Ontem, indicadores de atividade fracos elevaram apostas na quantidade de reduções dos juros americanos. "O foco global continua nas negociações comerciais e na tramitação do Orçamento de Trump no Senado norte-americano", cita a Monte Bravo em relatório.

continua após publicidade

Mais cedo, saíram a balança comercial e os pedidos de auxílio-desemprego dos EUA. O déficit comercial americano caiu a US$ 61,62 bilhões em abril, menor do que a previsão média de analistas, de US$ 67,5 bilhões. Já o número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos subiu 8 mil, a 247 mil, vindo acima do esperado.

Segundo Kevin Oliveira, sócio e advisor da Blue3, alguns indicadores de atividade dos Estados Unidos já começaram a refletir os efeitos do tarifaço americano. "A pesquisa da ADP de emprego no setor privado do país mostrou menos vagas do que a esperada. Talvez esse sinal de desaquecimento passe de fato a refletir na economia. Isso eleva a expectativa pela divulgação do payroll, amanhã relatório oficial de emprego dos EUA", afirma.

Aqui, a agenda de indicadores é fraca, com destaque apenas à balança comercial e dados da Anfavea, ambos de maio. "Não tem muito catalisador, o que aumenta a já conhecida dinâmica de esperar um dos dados que mais afetam a dinâmica de preços, o payroll", reforça Daniel Cunha, estrategista-chefe da BGC Liquidez.

continua após publicidade

Em Dalian, na China, o minério de ferro fechou com queda de 0,14%. Ainda assim Vale sobe em torno de 1,00%. Já Petrobrás perdia fôlego apesar da elevação de 1,50% do petróleo, em recuperação.

Ficam ainda no foco as incertezas relacionadas ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Espera-se que o governo apresente alternativas à elevação do IOF a lideranças parlamentares no domingo. Entre as opções que estão sobre a mesa para conter a escalada dos gastos públicos estão benefícios fiscais a Bets.

Conforme Cunha, da BGC, a espera pelo payroll se soma ao aguardo das medidas alternativas ao aumento do IOF, prometidas pelo governo para manutenção do arcabouço fiscal. Segundo ele, ainda que o detalhamento das eventuais medidas gere expectativas, o mercado não espera nenhuma mudança estrutural. "Deve ser algo mais arrecadatório do que realmente um ajuste mais estrutural", opina.

continua após publicidade

Ontem, o Índice Bovespa fechou em queda de 0,40%, aos 137.001,58 pontos.

Nesta quinta-feira, 5, às 11h08, o Ibovespa bateu mínima, aos 136.788,71 pontos, com recuo de 0,16%.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa vira com queda em NY e perde os 137 mil pontos, apesar de alta do petróleo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!