MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa sobe, em meio a expectativas de pacote 'expressivo' de corte de gastos

O Ibovespa avança moderadamente nesta quinta-feira, 14, após ceder 0,27%, na mínima aos 127.388,86 pontos. Na sexta-feira, os mercados brasileiros fecharão por conta do feriado da Proclamação da República, o que tende a diminuir a liquidez. Na quarta, o

Maria Regina Silva (via Agência Estado)

·
Escrito por Maria Regina Silva (via Agência Estado)
Publicado em 14.11.2024, 11:43:00 Editado em 14.11.2024, 11:47:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ibovespa avança moderadamente nesta quinta-feira, 14, após ceder 0,27%, na mínima aos 127.388,86 pontos. Na sexta-feira, os mercados brasileiros fecharão por conta do feriado da Proclamação da República, o que tende a diminuir a liquidez.

continua após publicidade

Na quarta, o principal indicador da B3 fechou em alta de 0,03%, aos 127.733,88 pontos, com os investidores focados no debate sobre o pacote de gastos em Brasília. Na mesma quarta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o número do pacote de ajuste de despesas que está em elaboração pelo governo será "expressivo" e reforçará o conceito de que todas as rubricas devem, na medida do possível, ser incorporadas ao que prevê o arcabouço fiscal.

O Ministério da Fazenda teria indicado ao Congresso que o pacote seria de R$ 70 bilhões em cortes nos próximos dois anos, segundo a Veja. O assunto continua no foco, ainda que o governo tenha dito que o anúncio só será feito na semana que vem.

continua após publicidade

"A tendência de baixa recente do Ibovespa reflete a falta do anúncio", pontua Bruno Burth, sócio e analista de renda variável da Legend Invest.

Segundo ele, o mercado permanece atento a qualquer novidade sobre o tema. "Ontem, saíram rumos sobre o valor que seria um pouco acima do esperado. Se for mesmo, pode ser positivo", afirma.

Contudo as dúvidas fiscais estão longe de uma solução segundo Burth. "R$ 70 bilhões não resolverão. Esse valor seria apenas uma paliativo", diz o sócio e analista de renda variável da Legend Invest.

continua após publicidade

Em Nova York, as bolsas sobem de forma moderada também, enquanto o petróleo avança com um pouco mais de força. Assim as ações da Petrobras sobem perto de 1,00%, enquanto as da Vale tÊm alta de 0,12% a despeito do recuo de 1,37% do minério de ferro em Dalian, na China.

Hoje, no Brasil, saiu o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de setembro, que subiu 0,80%. O dado ficou acima da mediana de 0,56% das projeções e perto do teto de 0,90%. Ainda assim, é insuficiente para empolgar por conta das incertezas ficais no Brasil e a moderação no exterior.

Depois do CPI norte-americano na véspera, saiu mais cedo o PPI do país. O dado de inflação ao produtor veio em linha com o esperado, reforçando apostas de nova queda do juro básico americano em setembro. Ainda hoje terão falas de dirigentes dos bancos centrais dos EUA, do Brasil, da Inglaterra e do Banco Central Europeu (BCE).

continua após publicidade

Ainda ficam no foco os resultados de empresas brasileiras que divulgaram balanços como Banco do Brasil, Marfrig, JBS, BRF, Rede D'Or, entre outros.

Às 11h40, o Ibovespa subia 0,31%, aos 128.128,84 pontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa sobe, em meio a expectativas de pacote 'expressivo' de corte de gastos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!