MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa sobe e mira 119 mil pontos com NY e setor de commodities, em dia de Copom e Fed

Após abertura em alta discreta, o Ibovespa acelerou a velocidade na manhã desta quarta-feira, 20, indo em direção aos 119 mil pontos. A valorização é puxada principalmente pelas ações de primeira linha, como Petrobras, Vale e de grandes bancos. Ao mesmo t

Maria Regina Silva (via Agência Estado)

·
Escrito por Maria Regina Silva (via Agência Estado)
Publicado em 20.09.2023, 11:22:00 Editado em 20.09.2023, 11:25:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após abertura em alta discreta, o Ibovespa acelerou a velocidade na manhã desta quarta-feira, 20, indo em direção aos 119 mil pontos. A valorização é puxada principalmente pelas ações de primeira linha, como Petrobras, Vale e de grandes bancos. Ao mesmo tempo, os rendimentos dos títulos americanos caem, influenciando os juros futuros e o dólar.

continua após publicidade

"Sobe em função da queda dos Treasuries, do dólar e dos juros futuros. Os mercados estão à espera do comunicado do Fed", diz Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença.

Na terça, o Índice Bovespa caiu 0,37%, aos 117.845,78 pontos, em dia de alta do dólar e principalmente dos juros futuros longos.

continua após publicidade

Após cair, o petróleo mirava alta em Nova York, movimento seguido pelas ações da Petrobras, que informou que realizará o pagamento da segunda parcela da remuneração aos acionistas referentes ao primeiro trimestre de 2023 nesta quarta-feira. O minério fechou em alta de 0,46% em Dalian, mesmo após a China manter suas taxas de juros. A valorização beneficia as ações do setor na B3. Vale ON subia 0,80%. Petrobras avançava na casa de 0,80%.

Mais do que focar nas decisões de política monetária dos Estados Unidos (15 horas) e do Comitê de Política Monetária (Copom), no início da noite, os investidores esperam sinais sobre os próximos passos dos juros nos respectivos comunicados.

Nos EUA, é majoritária a expectativa de que o Fed deve manter a taxa básica de juros no nível entre 5,25% e 5,50%, mas também é consenso que deve deixar as "portas abertas" para novas altas se necessário, estima em nota a economista-chefe do TC, Marianna Costa.

continua após publicidade

Além do comunicado, será importante acompanhar as projeções do Fed. A MCM Consultores estima que o Relatório de projeções econômicas do Fed traga revisão para cima do PIB de 2023, reduções na taxa de desemprego e da inflação do fim de ano e manutenção de mais uma elevação dos juros nos EUA.

O foco dos investidores no Brasil também ficará no comunicado do Copom, mas no caso da B3 os efeitos disso ficarão para o dia seguinte. A decisão sairá a partir das 18h30.

A expectativa unânime e "já precificada" é de corte de 0,50 ponto porcentual da Selic, para 12,75% ao ano. "A atenção estará voltada para o comunicado, em especial a avaliação da atividade econômica, as suas projeções de IPCA e ao balanço de riscos que poderá incorporar o risco sobre o cumprimento das metas fiscais", afirma a MCM em relatório.

continua após publicidade

Ficam ainda no radar dúvidas fiscais. O relator do Orçamento de 2024, o deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP), disse que tentará encontrar "um espacinho" para o reajuste de servidores nas contas do governo no ano que vem.

Às 11h10, o Ibovespa subia 0,92%, aos 118.935,07 pontos, na máxima, após abertura aos 117.863,67 pontos e mínima aos 117.846,51 pontos, com variação zero. Em Nova York, as bolsas avançavam de forma moderada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa sobe e mira 119 mil pontos com NY e setor de commodities, em dia de Copom e Fed"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!