MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa sobe a 113 mil pontos com exterior e sinais de fluxo

Melhora do ambiente internacional e perspectiva de continuidade de entrada de fluxo amparam alta do Ibovespa, que chegou a subir 0,73%, com a máxima marcando 113.720,02 pontos há instantes. Esse processo de atratividade de recursos externos, recorda Lucca

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.02.2022, 11:14:00 Editado em 23.02.2022, 11:21:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Melhora do ambiente internacional e perspectiva de continuidade de entrada de fluxo amparam alta do Ibovespa, que chegou a subir 0,73%, com a máxima marcando 113.720,02 pontos há instantes. Esse processo de atratividade de recursos externos, recorda Luccas Fiorelli, planejador CFP e sócio da HCI Invest, já era observado e tinha rotação de fundos locais para estrangeiros.

continua após publicidade

Com a redução do risco eleitoral, ainda que isso vá trazer muita volatilidade ao longo do ano, acredita que até mesmo o local está menos arisco. "Teve uma parada de venda de fundos locais. Precisa do volume do gringo para ter liquidez e estão comprados, estão posicionando o índice para cima", diz.

Para Fiorelli, o cenário-base é de que o exterior caminhe para um acordo diplomático no caso da crise entre Rússia e Ucrânia. Além disso, avalia que ainda há muitas oportunidades para o investidor de longo prazo na Bolsa doméstica, enquanto que no curto deve ter volatilidade.

continua após publicidade

Às 10h55, o Ibovespa subia 0,66%, aos 113.641,78 pontos, ante máxima diária aos 113.721,38 pontos (alta de 0,73%). Às 11h05, o Ibovespa subia 0,62%, aos 113.594,72 pontos.

A tranquilidade nos mercados de ações internacionais deve-se ao entendimento de investidores de que as sanções impostas à Rússia são leves. A agenda do dia também tem força para mexer com os negócios, bem como o noticiário corporativo após avanço no processo de privatização da Eletrobras e de alguns balanços. As ações da companhia, por sinal, avançam quase 3% nesta manhã.

"Hoje, o mercado volta a apresentar um movimento positivo, após sanções dos Estados Unidos à Rússia serem vistas como brandas", cita em nota a equipe da Renascença.

continua após publicidade

Já o petróleo testa leve alta, com os papéis da Petrobrás subindo de forma firme acima de 1,30% (PN) e de 0,80% (ON), na expectativa do balanço que sai após o fechamento da B3. Apesar de sinais destoantes do minério de ferro, as ações da Vale e siderúrgicas caem. O minério no mercado à vista subiu 0,92% no porto chinês de Qingdao, mas cedeu 0,8% no futuro de Dalian. Porém, fica no radar a crise geopolítica entre Rússia e Ucrânia.

Para completar, ainda está no foco do mercado o IPCA-15 de fevereiro mais salgado do que esperado, bem como a ideia do governo de preparar medidas de estímulo. O IPCA-15 registrou alta de 0,99% em fevereiro, após ter avançado 0,58% em janeiro, ficando acima do intervalo das expectativas na pesquisa Projeções Broadcast (0,53% a 0,96%, com mediana 0,87%).

"Pressão dos preços do petróleo com instabilidade política por toda a situação da Ucrânia pressiona mais a cadeia logística e os insumos. Isso tem afetado os dados de inflação daqui no curto prazo. De forma geral, a inflação continua sendo muito pressionada pela recomposição de margens das cadeiras produtivas", avalia Eduardo Cubas, sócio e chefe de alocação de recursos da Manchester Investimentos.

Ontem, o índice Bovespa subiu 1,04%, aos 112.891,80 pontos, puxado em parte por entrada de fluxo externo, apesar do declínio das bolsas externas, na esteira da tensão geopolítica. No entanto, hoje o ambiente externo está mais calmo, o que pode apoiar avaliações de um Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) um pouco menos agressivo em sua decisão de política monetária em março. Por isso, o mercado ficará de olho no discurso da presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa sobe a 113 mil pontos com exterior e sinais de fluxo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!