MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa sobe 0,76%, aos 126,5 mil pontos, com IPCA ameno

A comportada leitura do IPCA em janeiro, de 0,16%, contribuiu para o dia de apetite por risco na B3, com câmbio e juros em baixa, e Ibovespa em alta de 0,76%, a 126.521,66 pontos, no fechamento. Assim, o índice brasileiro andou bem à frente das referência

Luís Eduardo Leal (via Agência Estado)

·
Escrito por Luís Eduardo Leal (via Agência Estado)
Publicado em 11.02.2025, 18:40:00 Editado em 11.02.2025, 18:48:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A comportada leitura do IPCA em janeiro, de 0,16%, contribuiu para o dia de apetite por risco na B3, com câmbio e juros em baixa, e Ibovespa em alta de 0,76%, a 126.521,66 pontos, no fechamento. Assim, o índice brasileiro andou bem à frente das referências de Nova York na sessão, com variação entre -0,36% (Nasdaq) e +0,28% (Dow Jones) no encerramento. Na B3, o giro financeiro ficou em R$ 20,1 bilhões. Da mínima à máxima do dia, o Ibovespa oscilou dos 125.569,96 aos 126.886,27 pontos, saindo de abertura aos 125.571,39 pontos. No mês, o Ibovespa volta ao positivo (+0,31%), com ganho de 1,53% na semana.

continua após publicidade

"IPCA em linha com o esperado, o que trouxe alívio nas curvas de juros desde a manhã. Não muda o cenário, na medida em que o boletim Focus continua a trazer, como visto ontem, elevações nas projeções de inflação para este ano e também para o fim de 2026", diz Patricia Krause, economista-chefe da Coface para América Latina.

"Existia expectativa de que pudesse vir até mais alto do que de fato foi o resultado, não trouxe surpresas. Sinal de estabilidade, mas o cenário para os preços ainda é preocupante. Alta de juros dá uma segurada na inflação, mas o remédio está mais forte do que poderia ser se houvesse mais clareza com relação ao fiscal", diz Paloma Lopes, economista da Valor Investimentos. "Se continuar a colocar todo o peso sobre a política monetária, haverá fragilização adicional do mercado, pela atratividade da renda fixa com juros tão altos", acrescenta.

continua após publicidade

Ainda assim, na B3, desde a manhã, o dia foi majoritariamente positivo para as ações de primeira linha, à exceção dos carros-chefes Vale (ON -0,43%) e Petrobras, que fechou o dia em situação um pouco melhor (ON +0,55%, PN sem variação). Na ponta ganhadora do Ibovespa, destaque para Carrefour (+10,08%), Hapvida (+7,26%) e TIM (+6,95%). O Carrefour Brasil informou que a Península, gestora de recursos da família Diniz, converterá todas as suas ações brasileiras em ações do Grupo Carrefour. A colocação surge após o Carrefour França submeter hoje à administração uma proposta para converter a companhia em subsidiária integral. Com isso, haveria a deslistagem do Carrefour Brasil do Novo Mercado.

Para além da questão referente ao Carrefour, "o setor de varejo e saúde foi beneficiado pela inflação mais controlada, já que menores pressões inflacionárias favorecem o consumo e reduzem custos operacionais", aponta Patrick Buss, operador de renda variável da Manchester Investimentos. No lado oposto na sessão, Automob (-3,45%), Azul (-3,01%) e CSN (-2,21%).

"No setor de aço e alumínio, taxado pelos Estados Unidos, há empresas que têm menos exposição ao país, como a Usiminas (PNA +3,50%), que exporta mais para a Argentina. E a Gerdau (PN +0,97%), que tem planta nos Estados Unidos, acaba não sendo impactada. Por outro lado, a mais impactada é a CSN, que exporta quase 20% de seu volume para lá - e o correspondente a 15% da receita", diz Rodrigo Moliterno, head de renda variável da Veedha Investimentos. "Se começar realmente uma guerra comercial em escala global, não será bom para ninguém."

"Taxações do aço e do alumínio têm efeito para a inflação nos Estados Unidos, o que traz dificuldades para o Federal Reserve com relação ao afrouxamento dos juros, com efeito também para a atividade das empresas, o que se refletiu hoje no desempenho dos índices de ações em Nova York", diz Gabriel Cecco, especialista da Valor Investimentos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa sobe 0,76%, aos 126,5 mil pontos, com IPCA ameno"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!