MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa sobe 0,71%, amparado por bancos, mineradoras e siderúrgicas

O Ibovespa contrariou as bolsas de Nova York e os demais ativos domésticos e encerrou esta quarta, 18, com ganho de 0,71%, aos 112.228,39 pontos, a segunda alta consecutiva no fechamento. Enquanto a queda dos preços do petróleo pesou sobre os papéis da Pe

Cícero Cotrim (via Agência Estado)

·
Escrito por Cícero Cotrim (via Agência Estado)
Publicado em 18.01.2023, 18:43:00 Editado em 18.01.2023, 18:46:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ibovespa contrariou as bolsas de Nova York e os demais ativos domésticos e encerrou esta quarta, 18, com ganho de 0,71%, aos 112.228,39 pontos, a segunda alta consecutiva no fechamento. Enquanto a queda dos preços do petróleo pesou sobre os papéis da Petrobras, empresas ligadas a commodities metálicas tiveram desempenho positivo e ajudaram a sustentar o índice. A recuperação dos papéis de bancos, prejudicados nos últimos pregões pela crise das Americanas, também deu fôlego à Bolsa brasileira hoje.

continua após publicidade

Na manhã, dados de atividade e inflação ao produtor mais fracos do que o esperado nos Estados Unidos reforçaram a expectativa de desaceleração do ritmo de aperto monetário no país e levaram o índice a operar acima dos 113 mil pontos, até a máxima de 113.306,24 pontos (+1,68%), alcançada às 12h45. Mas, no período da tarde, o temor de que os indicadores prenunciem uma recessão prevaleceram e levaram a uma queda das bolsas dos Estados Unidos, que limitaram o desempenho do Ibovespa.

O cenário doméstico também contribuiu para reduzir o ímpeto da Bolsa brasileira, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar a criação de um grupo interministerial para elaboração de uma política de valorização do salário mínimo. Em evento com sindicalistas para discutir o tema, o petista defendeu que o piso salarial tem de crescer de acordo com a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) e reiterou a promessa de aumentar a faixa de isenção do Imposto de Renda para abarcar quem recebe até R$ 5 mil.

continua após publicidade

"Vários ativos globais pioraram principalmente depois do meio dia, refletindo também o discurso do presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, que sugeriu que, se o Fed for errar, vai errar do lado de apertar demais a política monetária", nota o economista-chefe da Nova Futura Investimentos, Nicolas Borsoi. "Houve uma azedada a nível global, mas as falas de Lula quanto ao salário mínimo sinalizaram maior intervenção na economia e uma nova piora na perspectiva fiscal e fizeram acelerar a tendência do exterior."

Esse cenário enfraqueceu o Ibovespa, mas não foi suficiente para impedir que a Bolsa brasileira registrasse o segundo dia seguido de ganhos. A expectativa pela reabertura da economia chinesa manteve o vetor positivo para o minério de ferro e beneficiou as empresas relacionadas às commodities metálicas, com destaque para Vale (+1,31%), Gerdau (+3,28%), CSN (+3,16%) e Usiminas (+2,39%).

Os papéis dos bancos também mantiveram a tendência de recuperação, amparados pelo fluxo de capital estrangeiro que retornou à Bolsa brasileira após os temores com a exposição das empresas à Americanas. O índice setorial financeiro encerrou o dia em alta de 1,32%, liderado por Santander (+2,78%) e BTG Pactual (+2,21%), que garantiu na Justiça o bloqueio de R$ 1,2 bilhão em recursos da varejista.

Na ponta negativa do índice, as quedas de 0,81% do petróleo WTI para fevereiro e de 1,09% do Brent para março penalizaram os papéis da Petrobras, que cederam 1,76% (PN) e 1,28% (ON), enquanto o mercado aguarda detalhes sobre a reunião do futuro presidente da empresa, Jean Paul Prates (PT), com diretores da petroleira hoje.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa sobe 0,71%, amparado por bancos, mineradoras e siderúrgicas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!