MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa segue sinal do BCE e cai 1,18%, aos 107 mil pontos

Embora aguardada, a confirmação pelo Banco Central Europeu (BCE), em reunião nesta quinta-feira, 9, de que a política monetária da zona do euro de fato se ajustará nos próximos meses, com retirada de estímulos e elevação dos juros de referência, contribui

Luís Eduardo Leal (via Agência Estado)

·
Escrito por Luís Eduardo Leal (via Agência Estado)
Publicado em 09.06.2022, 17:59:00 Editado em 09.06.2022, 18:01:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Embora aguardada, a confirmação pelo Banco Central Europeu (BCE), em reunião nesta quinta-feira, 9, de que a política monetária da zona do euro de fato se ajustará nos próximos meses, com retirada de estímulos e elevação dos juros de referência, contribuiu para a cautela vista na sessão, em que o Ibovespa operou no mesmo sentido do exterior, a despeito da leitura melhor do que o esperado para o IPCA de maio. A referência da B3 emendou a quinta perda e fechou o dia em baixa de 1,18%, aos 107.093,71 pontos, assim como ontem no menor nível de encerramento desde 19 de maio (107.005,22). Hoje, oscilou entre mínima de 107.067,62 (-1,20%), do fim da tarde, e máxima de 108.510,31, saindo de abertura aos 108.367,33.

continua após publicidade

Na B3, a sequência de cinco perdas é a mais longa desde as sete retrações observadas entre 14 e 26 de abril. Na semana, o Ibovespa cede 3,61%, colocando a queda de junho a 3,82%, e limitando o avanço do ano a 2,17%. O giro financeiro foi um pouco maior hoje, a R$ 25,8 bilhões, após recente enfraquecimento.

Na contramão do ajuste negativo em commodities (Vale ON -3,38%, Petrobras PN -1,44%) e siderurgia (CSN ON -6,65%, Usiminas PNA -4,80%), o desempenho majoritariamente positivo das ações de grandes bancos, ao final enfraquecido e misto (Bradesco ON +0,12%, Itaú PN -1,72%), contribuía para moderar as perdas do Ibovespa, até que, no fim da tarde, os índices de ações em Nova York aceleraram a correção, na véspera da divulgação de nova leitura sobre a inflação nos Estados Unidos. Destaque para o Nasdaq, em queda de 2,75% no fechamento.

continua após publicidade

Na ponta do Ibovespa, Hapvida (+2,98%), Sul América (+2,69%) e CCR (+2,24%). No lado oposto, além de CSN (na mínima do dia no fechamento) e de Usiminas, destaque também para Magazine Luiza (-6,52%), Azul (-5,34%) e Locaweb (-5,14%).

Hoje, "os rendimentos dos títulos globais subiram depois de o BCE preparar os mercados para um ciclo de alta das taxas (de juros) e com o crescente nervosismo de que os dados do índice de preços ao consumidor (nos Estados Unidos), amanhã, mostrarão claramente que a inflação não está perto do pico", aponta em nota Edward Moya, analista da OANDA em Nova York. "Sinais de alerta sobre a economia estão surgindo à medida que as dados semanais sobre desemprego (nos EUA) começam a aumentar, e a situação da Covid na China será problemática para as cadeias de suprimentos nos próximos dois trimestres. As pressões inflacionárias se ampliam e não mostram sinais de afrouxamento."

Por outro lado, o ponto mais aguardado da agenda doméstica, o IPCA de maio, agradou, mas não o suficiente para que o Ibovespa resistisse à aversão a risco que prevaleceu desde o exterior, com o mercado por aqui ainda atento às negociações entre governo federal, Estados e Congresso sobre a desoneração dos combustíveis. A percepção continua ambivalente: por um lado, efeito benéfico para a trajetória da inflação; por outro, dúvidas sobre o impacto fiscal da renúncia a impostos.

continua após publicidade

"É possível que as medidas gerem um impacto favorável sobre a inflação, de forma mais perene, na medida em que tem muita inércia na inflação brasileira. Se a inflação for 7% em 2022, em vez de 9%, voltamos a poder ter inflação de 4% em 2023. O Brasil dificilmente reduz a inflação em mais de 3 a 4 pontos porcentuais por ano, por conta da indexação", observa Igor Barenboim, sócio e economista-chefe da Reach Capital, enfatizando também efeitos positivos para o crescimento e a renda no País.

"Claro que tem o risco fiscal, que pode fazer com que o real se deprecie e os juros subam", aponta o economista, ressalvando que tal impacto tenderia a ser "marginal". "Esse conjunto de medidas pode funcionar, sim. Pode fazer o juro ter que subir menos agora e ficar menos tempo em patamar tão elevado", acrescenta Barenboim.

Hoje, em evento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu aos empresários que deem uma "pequena trégua" nos preços e que "apertem os cintos", sem perder a confiança no Brasil. No mesmo evento, em participação virtual, o presidente Jair Bolsonaro - que chegou nesta quinta-feira a Los Angeles (EUA) para participar da Cúpula das Américas - defendeu junto aos participantes o "menor lucro possível" na cesta básica.

"O Brasil andou mais rápido em políticas monetária e fiscal. A inflação é mundial e nunca foi culpa do nosso governo. Vocês empresários devem conversar com fornecedores. Precisamos estar juntos em trégua de preços, para quebrar a espiral inflacionária", disse Guedes aos participantes do Fórum da Cadeia Nacional, promovido pela Abras.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa segue sinal do BCE e cai 1,18%, aos 107 mil pontos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!