MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa retoma os 128 mil pontos, com ganhos de Vale e grandes bancos

O Ibovespa estendeu a recuperação nesta quarta-feira, 13, e avançou 0,26%, aos 128.006,05 pontos. Em meio à agenda esvaziada de indicadores, Petrobras e Vale ficaram no foco do mercado. A petroleira foi a principal influência negativa, sucumbindo à incert

Equipe AE (via Agência Estado)

·
Escrito por Equipe AE (via Agência Estado)
Publicado em 13.03.2024, 17:50:00 Editado em 13.03.2024, 17:56:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ibovespa estendeu a recuperação nesta quarta-feira, 13, e avançou 0,26%, aos 128.006,05 pontos. Em meio à agenda esvaziada de indicadores, Petrobras e Vale ficaram no foco do mercado. A petroleira foi a principal influência negativa, sucumbindo à incerteza em torno da sua política de dividendos. Em contrapartida, os papéis da mineradora ganharam força e, junto com grandes bancos, ajudaram a puxar a alta do índice.

continua após publicidade

O índice de referência da B3 oscilou entre leve queda e alta nesta quarta, entre a mínima, de 127.438,98 pontos (-0,18%), e a máxima, de 128.529,63 pontos (+0,68%). Dos 87 papéis da carteira teórica, 50 subiram. O giro financeiro ficou em R$ 22,7 bilhões, em um dia de vencimento de opções sobre o Ibovespa.

Segundo profissionais do mercado, na ausência de novos indicadores macroeconômicos aqui ou no exterior, o foco do dia ficou com o noticiário corporativo. As ações da Petrobras, que caíram entre 1,20% (PN) e 0,99% (ON), foram destaque negativo, contrariando aumentos de quase 3% nos preços de petróleo.

continua após publicidade

A informação de que a petroleira estuda a possibilidade de criar um fundo para receber os dividendos extras - uma solução mais definitiva e com agrado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que os recursos possam ser usados em investimentos - pesou sobre os papéis.

"Imagino que tenha muita gente saindo do papel, começando a ficar mais preocupado, porque está vendo que o risco não vale o prêmio dos dividendos", afirma o estrategista-chefe da RB Investimentos, Gustavo Cruz.

Na outra ponta, Vale ON avançou 0,64%, contrariando o minério de ferro, que caiu 2,53% na bolsa de Dalian, à menor cotação desde agosto do ano passado.

continua após publicidade

A expectativa por novos estímulos na China, após a notícia de que o regulador financeiro do país se comprometeu a atender "necessidades razoáveis" de financiamento de empresas do combalido setor imobiliário, impulsionou a companhia.

Ações de bancos também puxaram o Ibovespa, com destaque para Itaú Unibanco PN (+0,99%), BTG Pactual Unit (+2,69%, quarta maior alta do dia) e Bradesco (PN +1,06%, ON +0,96%). Segundo o analista da Finacap Felipe Moura, a Bolsa brasileira respondeu nesta quarta ao noticiário micro. "Muitas empresas subiram 1% ou 2%, por causa de notícias mais micro, de resultados", afirma.

Na ponta negativa, os destaques da sessão foram Pão de Açúcar ON (-3,20%), Cemig PN (-3,18%), Isa Cteep PN (-2,51%), São Martinho ON (-2,0%) e Fleury ON (-1,91%).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa retoma os 128 mil pontos, com ganhos de Vale e grandes bancos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!