MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa piora e quase perde 105 mil pontos, de olho em China e em juros altos

Forte contração contamina o Ibovespa, que volta a cair para o nível visto no dia 14 de janeiro deste ano (105.028,27 pontos, mínima) e já perdendo em torno de 1.500 pontos em relação à abertura (106.529,39 pontos). "Modo risk-off acionado. As commodities

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.05.2022, 11:28:00 Editado em 04.05.2022, 11:39:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Forte contração contamina o Ibovespa, que volta a cair para o nível visto no dia 14 de janeiro deste ano (105.028,27 pontos, mínima) e já perdendo em torno de 1.500 pontos em relação à abertura (106.529,39 pontos). "Modo risk-off acionado. As commodities metálicas operando muito mal por conta da atividade fraca na China por conta da covid-19, e o governo chinês, até agora, só prometendo mais estímulos", afirma Joaquim Sampaio, portfólio manager e sócio da RPS Capital.

continua após publicidade

"E a pressão do Fed continua, não devendo terminar tão cedo", diz Sampaio, ao referir-se à expectativa de alta de juros nos EUA hoje e em outros encontros. Às 11h06, o Ibovespa cedia 1,42%, na mínima a 105.019,76 pontos. Em Nova York, o recuo era menos intenso, com a queda máxima a 0,93% (Nasdaq).

Investidores esperam a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), à tarde. Aqui, há expectativa principalmente em relação ao comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom), que informa a decisão sobre juros à noite.

continua após publicidade

"Primeiro, temos de considerar que a queda do dólar ontem foi exagerada. Outro ponto é a espera pelo Fed", diz o estrategista-chefe do grupo Laatus, Jefferson Laatus, completando: "vale lembrar que aqui há mais motivos que levam à piora do que o normal."

Laatus explica que se o Fed for mais duro, com indicações de aumentos maiores do o esperado de meio ponto agora, lá na frente, por exemplo, elevará a saída de capital externo, dado que o Brasil foi o que mais recebeu fluxo recentemente. Maio começou com saídas de investimento internacional. Os investidores estrangeiros retiraram R$ 1,577 bilhão da B3 na sessão de segunda-feira.

"Aqui sabemos que, se o Fed for na linha mais dura, o BC pode aproveitar para dar uma pausa nos juros alta. Não haverá quem queira ficar por aqui. E tem crise institucional no radar", explica Laatus.

continua após publicidade

A expectativa é que o Copom suba a Selic hoje de 11,75% para 12,75 ao ano.

Para Sampaio, da RPS Capital, um aumento de 1 ponto porcentual é certo, mas a dúvida é o que o Banco Central sinalizará em relação aos passos seguintes. "Os dados internos têm piorando e o real voltou a sofrer. O mercado já antecipou parte dessa piora. Porém, há dúvida se o BC pode elevar a Selic em meio ponto no encontro seguinte junho ou se fará uma pausa. Já o Fed deve seguir seu plano de voo de mais aumentos", estima.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa piora e quase perde 105 mil pontos, de olho em China e em juros altos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!