MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa opera indefinido e tenta defender os 127 mil pontos com Vale e NY

Na semana de divulgações de indicadores e balanços com força para mexer com os negócios, o Ibovespa altera leve alta com moderada queda no inicio da sessão desta segunda-feira, 24, em meio a vetores difusos. De um lado, está a valorização dos índices de

Maria Regina Silva (via Agência Estado)

·
Escrito por Maria Regina Silva (via Agência Estado)
Publicado em 24.02.2025, 11:36:00 Editado em 24.02.2025, 11:46:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Na semana de divulgações de indicadores e balanços com força para mexer com os negócios, o Ibovespa altera leve alta com moderada queda no inicio da sessão desta segunda-feira, 24, em meio a vetores difusos.

continua após publicidade

De um lado, está a valorização dos índices de ações norte-americanos, após duas quedas seguidas em Wall Street e a elevação de cerca de 0,10% do petróleo no exterior. De outro, está o minério de minério de ferro, que fechou com queda de 0,77% hoje em Dalian, na China, e a piora nas projeções de inflação no boletim Focus do Banco Central.

Já na Europa, as bolsas têm sinais distintos após o conservador Friedrich Merz, do União Democrática Cristã (CDU), vencer ontem as eleições parlamentares da Alemanha.

continua após publicidade

No geral, pontua Rodrigo Ashikawa, economista da Principal Claritas, os ativos operam no zero a zero. "Tivemos eleição na Alemanha sem surpresas, enquanto a semana terá divulgações importantes como o PCE índice de inflação e o PIB do quarto trimestre dos Estados Unidos, além do balanço da Nvidia", cita.

No Brasil, Ashikawa menciona a nova rodada de deterioração nas expectativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano e do seguinte. Amanhã, sairá o IPCA-15 de fevereiro, para o qual espera-se aceleração. "Deve vir com um qualitativo ainda ruim", estima.

No Focus, a mediana para o IPCA de 2025 subiu de 5,60% para 5,65% - 1,15 ponto porcentual acima do teto da meta, de 4,50%. Foi a 19% semana seguida de elevação. Para 2026, avançou de 4,35% para 4,40%, enquanto as estimativas para a taxa Selic ficaram inalteradas, com a deste ano permanecendo em 15,00%. "Mas as estimativas de IPCA para 2027 e 2028 não pioraram, ficaram estáveis", pondera. As projeções seguiram em 4,0% (2027) e cedeu de 3,80% para 3,79% (2028).

continua após publicidade

Em meio à agenda esvaziada hoje, além da Focus, as atenções ficam resultados corporativos, como o da Azul, que saiu de prejuízo para lucro no quarto trimestre de 2024, e ao noticiário sobre a Vale.

A subsidiária da Vale chamada Vale Overseas Limited comunicou o início de uma oferta de aquisição de bonds com vencimento nos anos de 2034, 2036 e 2039, por um valor máximo total de principal equivalente a US$ 450 milhões, que exclui qualquer prêmio e quaisquer juros acumulados e não pagos. A mesma subsidiária também pretende reabrir a emissão de bonds com vencimento em 2054. Além disso, conforme fontes ouvidas pelo Broadcast, a Vale anunciou ao mercado reabertura dos bonds 2054, que pagam juro (cupom) de 6,4% ao ano.

Por volta das 11h30, Vale subia 0,29%. Já Peetrobras caía entre 0,23% (PN) e 0,14% (ON). Aliás, a estatal fica no foco pois divulga balanço na quarta-feira, em semana que já pode ter a liquidez comprometida pela folia carnavalesca no Brasil.

continua após publicidade

"O panorama local segue em banho-maria à espera do carnaval, sendo que maiores novidades do front político e fiscal ficam para depois desta data", diz Silvio Campos Neto, sócio da Tendências Consultoria.

Uma das expectativas, a reforma ministerial deve ficar para março, mas as disputas por cargos parecem já ter começado. Com a saída da ministra da Saúde, Nísia Trindade, dada como certa no Palácio do Planalto, alas do PT já disputam a sua cadeira. Conforme o jornal O Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu trocar Nísia por Alexandre Padilha (das Relações Institucionais) no Ministério da Saúde.

Na sexta-feira, o Ibovespa fechou com queda de 0,37%, aos 127.128,06, e terminou a semana com desvalorização de 0,85%.

Às 11h30, caía 0,09% e marcava 127.018,27 pontos, ante mínima há pouco a 126.857,58 pontos (-0,21%), depois de subir 0,12%, na máxima em 127.274,72 pontos, e abertura em 127.129,48 pontos, com variação zero. Destaque ao recuo de cerca de 1,00% do índice setorial imobiliário na Bolsa, que é mais sensível a juros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa opera indefinido e tenta defender os 127 mil pontos com Vale e NY"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!