MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa inicia semana em baixa de 1,36%, aos 125,4 mil, com foco em Lula

A semana começou com o Ibovespa em baixa acima de 1% e atenção voltada à fala sobre macroeconomia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novo evento de "retomada" da indústria naval brasileira. À noite, expectativa para o pronunciamento presidencial,

Luís Eduardo Leal (via Agência Estado)

·
Escrito por Luís Eduardo Leal (via Agência Estado)
Publicado em 24.02.2025, 18:53:00 Editado em 24.02.2025, 19:01:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A semana começou com o Ibovespa em baixa acima de 1% e atenção voltada à fala sobre macroeconomia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novo evento de "retomada" da indústria naval brasileira. À noite, expectativa para o pronunciamento presidencial, às 20h30, sobre os programas Pé-de-Meia e Farmácia Popular, no momento em que se ensaia uma contraofensiva para resgatar os níveis de aprovação do governo - o que, a depender do tom, pode reverberar sobre a percepção do mercado quanto à trajetória das contas públicas.

continua após publicidade

Em outro desdobramento do dia, a equipe econômica deve enviar ao Congresso após o Carnaval o redesenho do projeto de lei que cria um novo formato para custear o programa Auxílio-Gás dentro das regras do arcabouço fiscal, segundo apurou o Broadcast. O tema já entrou no radar da equipe técnica do Tribunal de Contas da União (TCU), sobretudo depois das discussões envolvendo o programa educacional Pé-de-Meia, reportam de Brasília os jornalistas Giordanna Neves e Renan Monteiro.

Assim, com a situação fiscal doméstica aos poucos retornando ao radar dos investidores, o Ibovespa encerrou o dia no menor nível desde 13 de fevereiro, em baixa de 1,36%, aos 125.401,38 pontos, com giro a R$ 19,3 bilhões. No mês, o índice oscilou hoje para o campo negativo, acumulando perda de 0,58%, o que reduz o ganho do ano a 4,25%.

continua após publicidade

Entre as ações de maior peso no índice, na contramão dos preços da commodity na sessão, Petrobras chegou a acentuar perdas acima de 1% à tarde, mas encerrou o dia com as ações mais acomodadas, em baixa de 0,66% na ON e de 0,70% na PN, em semana na qual serão conhecidos os resultados trimestrais da empresa, na quinta-feira. Vale ON, por sua vez, cedeu hoje 0,91%. E, entre os grandes bancos, o ajuste negativo ficou entre 0,55% (Itaú PN) e 1,77% (Bradesco PN), à exceção de Santander, que fechou em alta de 0,57%. Na ponta do Ibovespa nesta segunda-feira, destaque para Azul (+4,13%), Embraer (+1,54%) e BB Seguridade (+1,24%). No lado oposto, Azzas (-7,45%), Vamos (-6,93%) e MRV (-6,79%).

"As ações de commodities não foram bem hoje, em especial Petrobras e Vale, em dia de desvalorização do preço do minério de ferro na China e em meio à expectativa para os números trimestrais da estatal, que serão conhecidos na quinta-feira", diz Gustavo Mendonça, especialista da Valor Investimentos.

"No cenário macro, as falas do presidente Lula - em que destacou que a economia brasileira deve crescer mais do que o previsto, e que a microeconomia seria a chave disso - trouxeram uma certa cautela para o mercado", acrescenta o especialista. Ele destaca também o sinal antecipado pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, sobre forte geração de vagas no Caged de janeiro, o que resultou em pressão na curva do DI na sessão, em vencimentos curtos como o de 2026, com a percepção de "juros elevados por mais tempo".

No front corporativo, destaque para a reação do mercado para os números trimestrais da Azul, empresa que puxou a ponta ganhadora do Ibovespa na sessão. A companhia aérea anunciou prejuízo de R$ 3,9 bilhões no último trimestre de 2024, mas as ações avançaram mais de 4%, impulsionadas pelo crescimento de 33% no Ebitda, indicando uma melhora operacional que animou os investidores, diz Henrique Lenzi, operador de renda variável da Manchester Investimentos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa inicia semana em baixa de 1,36%, aos 125,4 mil, com foco em Lula"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!