MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa inicia semana em baixa de 0,11%, aos 119,3 mil pontos

Com Petrobras (ON +0,67%, PN +0,63%) em alta apesar do recuo do petróleo, e com a ação da Vale oscilando do negativo ao positivo (ON +0,50%), o Ibovespa parecia, no meio da tarde desta segunda-feira, 7, que conseguiria evitar a quinta perda consecutiva e

Luís Eduardo Leal (via Agência Estado)

·
Escrito por Luís Eduardo Leal (via Agência Estado)
Publicado em 07.08.2023, 17:49:00 Editado em 07.08.2023, 17:54:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com Petrobras (ON +0,67%, PN +0,63%) em alta apesar do recuo do petróleo, e com a ação da Vale oscilando do negativo ao positivo (ON +0,50%), o Ibovespa parecia, no meio da tarde desta segunda-feira, 7, que conseguiria evitar a quinta perda consecutiva e alcançar seu primeiro avanço no mês. Ao fim, a moderada ajuda das duas gigantes de commodities não foi o suficiente para carregar o índice, que fechou em leve baixa de 0,11%, aos 119.379,50 pontos, permanecendo no menor nível de encerramento desde 20 de julho.

continua após publicidade

Da mínima à máxima do dia, foi nesta segunda-feira dos 118.893,90 aos 120.103,93 pontos, saindo de abertura a 119.509,35, com giro fraco na sessão, a R$ 19,7 bilhões. Em agosto, o Ibovespa cai 2,10%, mas avança 8,79% no ano.

O dia foi mais uma vez negativo, ainda que moderadamente, para as ações de grandes bancos, com destaque ainda para Bradesco (ON -0,64%, PN -0,71%) após o balanço do segundo trimestre, divulgado na noite de quinta-feira - exceção para Santander no fechamento, em leve alta de 0,07% nesta segunda-feira. Na ponta ganhadora do Ibovespa, BB Seguridade (+2,38%), com o balanço trimestral, à frente de Embraer (+2,17%) e de Dexco (+1,71%) neste começo de semana, enquanto Méliuz (-6,95%), CVC (-3,97%) e Lojas Renner (-3,16%) puxaram a fila oposta.

continua após publicidade

"Empresas que vinham numa toada boa tiveram certa realização hoje, na ausência de notícias. E Vale e Petrobras, com peso grande no índice, contribuíram para dar uma segurada no Ibovespa hoje, em um começo de semana agitada, com muitos indicadores para sair. Assim, realizou um pouco, em compasso de espera", diz Rodrigo Moliterno, head de renda variável da Veedha Investimentos.

"O relatório Focus trouxe, pela manhã, aumento nas projeções para PIB e redução para as de câmbio e Selic, com manutenção para IPCA (estimativa para 2023, a 4,84%). A semana será movimentada, com balanços trimestrais de empresas (como Itaú), além de novos dados de inflação no Brasil e em países como Estados Unidos e China, bem como a aguardada ata do Copom, amanhã", diz Rosiane Duarte, analista da Toro Investimentos.

"A tendência do dia, desde a abertura, era mais de baixa para a Bolsa, refletindo um cenário de incerteza também lá fora, com o dólar tendo ganhado força no mundo inteiro desde o rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos pela Fitch, na semana passada", diz Thiago Lourenço, operador de renda variável da Manchester Investimentos. No Brasil, o dólar à vista fechou esta segunda-feira em alta de 0,40%, a R$ 4,8946.

continua após publicidade

"O Ibovespa tem encontrado dificuldade para dar continuidade à alta, com uma queda mais forte, hoje, entre as small caps ações de menor capitalização de mercado - diferentemente da semana passada, quando essas ações avançaram cerca de 1,5%, contra queda do Ibovespa no intervalo", acrescenta o operador, referindo-se também a um leve avanço da curva de juros na sessão, refletindo a cautela dos investidores nesta véspera de ata do Copom, da qual se espera explicação adicional para o corte de meio ponto porcentual, e não de 0,25 ponto, efetivado na Selic na noite da última quarta-feira.

"Depois de balanços mais fracos de Petrobras e Bradesco, na semana passada, o mercado aguarda, agora, os números do Itaú, outro banco bastante relevante para o índice, com expectativa de resultado melhor do que o do Bradesco", diz Lourenço, qualificando a atual temporada de balanços do segundo trimestre, em geral, como "mista".

"A B3 trabalhou entre altos e baixos durante o dia, enquanto, em Nova York, o sinal que prevaleceu no fechamento foi positivo Dow Jones +1,16%, S&P 500 +0,90%, Nasdaq +0,61%. As bolsas europeias, por sua vez, foram afetadas pela queda na produção industrial da Alemanha, em retração de 1,5% em junho, superior à que se antecipava, de cerca de meio ponto para o mês. O dia foi negativo também para os preços do petróleo, em Londres e Nova York, e para o minério de ferro na China", diz Dennis Esteves, sócio e especialista da Blue3 Investimentos.

Aqui, "além da ata do Copom, que pode fazer preço amanhã, a tramitação da PLDO na Câmara trouxe um pouco de pressão à curva de juros hoje, em meio a alguma indefinição sobre a votação do arcabouço e o efeito sobre o fiscal, uma questão ainda bastante sensível", acrescenta Esteves.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa inicia semana em baixa de 0,11%, aos 119,3 mil pontos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!