MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa ignora NY e cai a 126,5 mil pontos; ações da Petrobras são destaque de baixa

O Ibovespa opera nesta sexta-feira descolado da alta das bolsas americanas e cai para a faixa dos 126 mil pontos. Em Nova York, as bolsas sobem com ações de tecnologia, após cederem ontem.Os investidores avaliam o payroll, divulgado mais cedo nos Estados

Maria Regina Silva (via Agência Estado)

·
Escrito por Maria Regina Silva (via Agência Estado)
Publicado em 05.04.2024, 11:51:00 Editado em 05.04.2024, 11:56:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ibovespa opera nesta sexta-feira descolado da alta das bolsas americanas e cai para a faixa dos 126 mil pontos. Em Nova York, as bolsas sobem com ações de tecnologia, após cederem ontem.

continua após publicidade

Os investidores avaliam o payroll, divulgado mais cedo nos Estados Unidos. Em março, os EUA criaram 303 mil vagas de emprego, superando a projeção de 200 mil, e os salários subiram um pouco mais do que esperado. Já a taxa de desemprego cedeu a 3,8%, ficando menor do que a estimativa de 3,9%.

Os dados podem elevar as incertezas quanto ao início do ciclo de queda dos juros americanos em junho. Os juros dos Treasuries avançam, refletindo na curva brasileira.

continua após publicidade

Apesar de o payroll forte gerar cautela, importante agora é ver como virá a inflação americana de março, medida pelo CPI, que sairá na semana que vem, avalia Rodrigo Ashikawa, economista da Principal Claritas. "O fato de o mercado de trabalho estar aquecido é bom, mas é claro que traz cautela. O ponto positivo é que os salários vieram em linha. Então, não muda a cabeça do Fed. Não tira a expectativa de queda dos juros americanos em junho, mas temos de ver como virá o CPI após o resultado passado", diz.

"Na margem, o payroll forte é negativo para os mercados", diz Bruno Takeo, da Ouro Preto Investimentos. O analista ressalta que não só o resultado em si da criação de vagas em março traz cautela, como também a revisão do dado de fevereiro ainda que para baixo. "A revisão foi pouco, ou seja, a economia segue aquecida", diz.

Com a queda de hoje, o Índice Bovespa aprofunda a perda semanal para cerca de 1,20%. Ontem, encerrou com elevação marginal de 0,09%, aos 127.427,53 pontos.

continua após publicidade

As ações da Petrobras são destaque de baixa, apesar da alta do petróleo. Os investidores seguem cautelosos em meio aos vários burburinhos recentes envolvendo a estatal, cujo presidente, Jean Paul Prates, pode estar muito perto de sair.

Há relatos de que Prates se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira para definirem a situação. Lula teria conversado com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, sobre a possibilidade de ele assumir a Petrobras, conforme apurou oEstadão. Já interlocutores ouvidos peloBroadcast(sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) disseram Mercadante não teria interesse na troca.

E todo modo, uma eventual ida de Mercadante para o comando da estatal não é bem vista pelos investidores, dado o seu perfil mais alinhado ao do presidente Lula, o que poderia reforçar a ideia de uma postura mais intervencionista do governo na empresa.

continua após publicidade

"Criaram uma confusão totalmente desnecessária em torno da empresa, que pode afugentar mais o investidor", avalia Takeo.

Às 11h24, o Ibovespa caía 0,64%, aos 125.616,64 pontos, ante recuo de 70%, aos 126.537,09 pontos, na mínima, após máxima a 127.432,20 pontos.

Entre as ações ligadas a commodities, Petrobras ON tinha a maior queda (-1,30%), em meio a dúvidas sobre a gestão da empresa. PN cedia 0,84%. No caso do setor metálico, o maior recuo era CSN ON (-1,57%). Vale perdia 0,45%. Diante de incertezas na Petrobras, Eletrobras acelerava a queda para a faixa de 1,00%.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa ignora NY e cai a 126,5 mil pontos; ações da Petrobras são destaque de baixa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!