MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa cede ao receio com indicadores da semana e ao recuo da Vale

A desvalorização do minério de ferro e a cautela dos investidores antes de uma semana carregada de eventos e indicadores mantêm o Ibovespa no território negativo e limitam uma eventual recuperação do principal indicador da B3, que acumulou queda de 3% em

Gustavo Nicoletta (via Agência Estado)

·
Escrito por Gustavo Nicoletta (via Agência Estado)
Publicado em 03.06.2024, 11:29:00 Editado em 03.06.2024, 11:35:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A desvalorização do minério de ferro e a cautela dos investidores antes de uma semana carregada de eventos e indicadores mantêm o Ibovespa no território negativo e limitam uma eventual recuperação do principal indicador da B3, que acumulou queda de 3% em maio e recuou em nove das últimas dez sessões.

continua após publicidade

Segundo Raony Rossetti, executivo-chefe da Melver, a apreensão dos investidores antes dos dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no primeiro trimestre, previstos para a terça-feira, da decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), na quinta-feira, e dos números sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos, na sexta-feira, colabora para as perdas do dia. "É uma semana que tem muitas coisas para acontecer, mas que começa chocha", afirmou.

Também pesa sobre o mercado de ações brasileiro o receio com a desancoragem das expectativas de inflação no Boletim Focus. Os dados divulgados mais cedo mostraram que a previsão de alta do IPCA em 2024 subiu de 3,86% para 3,88%, e que a estimativa para o avanço em 2025 também aumentou, de 3,75% para 3,77%.

continua após publicidade

Em ambos os casos as projeções se distanciaram do centro da meta de inflação, de 3% ao ano, dando combustível para a alta dos juros futuros no mercado doméstico - fator que reduz a atratividade dos investimentos em renda variável.

Por volta das 11h10, o Ibovespa caía 0,30%, a 121.799 pontos. As ações da Vale eram o destaque na ponta negativa, retirando 0,23 ponto porcentual da variação do índice hoje.

As ações da Petrobras também recuavam, acompanhando a queda de mais de 2% nos preços do petróleo no mercado futuro, mesmo após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) manter os cortes voluntários de produção até setembro deste ano.

A expectativa, segundo o analista de Inteligência de Mercado para Petróleo da StoneX, Bruno Cordeiro, era de que os cortes fossem mantidos até dezembro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa cede ao receio com indicadores da semana e ao recuo da Vale"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!