MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa cai e já tem perda semanal, em meio à piora em NY com temor de juro alto

De olho no payroll (dado de emprego dos Estados Unidos), na indústria brasileira e em renovados temores fiscais locais, o Ibovespa começou o pregão desta sexta-feira em queda. Nem mesmo a valorização das commodities impedem o recuo, em meio a relatos de n

Maria Regina Silva (via Agência Estado)

·
Escrito por Maria Regina Silva (via Agência Estado)
Publicado em 03.06.2022, 11:06:00 Editado em 03.06.2022, 11:10:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

De olho no payroll (dado de emprego dos Estados Unidos), na indústria brasileira e em renovados temores fiscais locais, o Ibovespa começou o pregão desta sexta-feira em queda. Nem mesmo a valorização das commodities impedem o recuo, em meio a relatos de novos casos de covid-19 em Xangai. Com isso, o índice da B3 apaga a alta semanal acumulada até ontem, em torno de 0,40%, e caía em torno de 0,30% perto de 11 horas.

continua após publicidade

O destaque da agenda, o relatório oficial do mercado de trabalho dos Estados Unidos mostrou criação de 390 mil vagas em maio nos Estados Unidos, ante previsão de 328, com a taxa de desemprego ficando estável em 3,6% (previsão 3,5%). Já o dado de março foi revisado de 428 mil para 398 mil.

"Criou-se mais vagas, há mais pessoas com emprego e consumindo mais. Isso é mais inflação, e o Fed Federal Reserve, o banco central dos EUA deve olhar isso, podendo acelerar a velocidade de alta do juro para 0,75 ponto porcentual ante 0,50 ponto", avalia Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença

continua após publicidade

Em um primeiro momento, os mercados tiveram pouca oscilação ao payroll, observa Enrico Cozzolino, head de análise e sócio da Levante Investimentos, indicando um "não evento". No entanto, pondera que o mercado de trabalho, no geral, segue apertado. "Por enquanto, os Estados Unidos não conseguem diminuir o desemprego. É o terceiro mês seguido que a taxa está em 3,6%", avalia, destacando a aceleração dos juros americanos de longo prazo.

Em tese, o avanço dos juros pode pressionar o Fed a continuar agindo para conter a inflação. Agora, o mercado espera as palavras da vice-presidente da autoridade monetária, Lael Brainard, a fim de se ter pistas sobre o ritmo de alta dos juros nos EUA.

No Brasil, a atividade indica moderação. Depois da alta do PIB no primeiro trimestre, a produção industrial em abril mostrou expansão de 0,1%, ficando menor do que a mediana de 0,2%, reforçando recuperação gradual da atividade doméstica. Conforme o IBGE, a indústria opera 18,0% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

continua após publicidade

O desempenho é insuficiente para motivar ações ligadas ao ciclo econômico. Isso porque após a alta do PIB no primeiro trimestre, as projeções são de desaquecimento no segundo semestre.

Ao mesmo tempo, fica no radar o recrudescimento das tensões fiscais, diante da possibilidade de adoção de estado de calamidade pública, a fim de se obter créditos extras para financiar subsídios do diesel, gasolina e gás.

Em reunião às pressas ontem no Palácio do Planalto com membros do governo e o presidente Jair Bolsonaro, ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu encontrar uma solução para a escalada desses preços sem a necessidade de decretação do estado de calamidade.

continua após publicidade

Após ceder mais cedo, o petróleo volta a subir. As ações da Petrobras passaram a testar alta. Os papéis seguem no foco das atenções, à medida que a novela sobre a mudança da diretoria ganha novo capítulo. Agora, fala-se que o governo estaria tentando tirar José Mauro Coelho do comando da Petrobras sem ter de fazer uma assembleia de acionistas, a fim de acomodar o indicado, Caio Paes de Andrade (secretário de Desburocratização do Ministério da Economia).

Às 11 horas, o Ibovespa caía 0,61%, aos 111.701,89 pontos, após recuar 0,99%, aos 111.276,83 pontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa cai e já tem perda semanal, em meio à piora em NY com temor de juro alto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!