MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa cai com Vale e NY após PIB dos EUA, mas defende os 131 mil pontos

O Ibovespa abriu em baixa nesta quarta-feira, 28, pressionado pela realização dos lucros da sessão anterior - quando subiu 1,61%, aos 131 mil pontos - e pelo mau humor externo, onde predomina o sentimento de cautela.Um dia antes da divulgação do indicador

Cicero Cotrim e Maria Regina Silva (via Agência Estado)

·
Escrito por Cicero Cotrim e Maria Regina Silva (via Agência Estado)
Publicado em 28.02.2024, 11:30:00 Editado em 28.02.2024, 11:35:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ibovespa abriu em baixa nesta quarta-feira, 28, pressionado pela realização dos lucros da sessão anterior - quando subiu 1,61%, aos 131 mil pontos - e pelo mau humor externo, onde predomina o sentimento de cautela.

continua após publicidade

Um dia antes da divulgação do indicador de inflação preferido do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), o PCE de janeiro, o mercado avalia a desaceleração do Produto Interno Bruto (PIB) americano.

O PIB cresceu ao ritmo anualizado de 3,2% no quarto trimestre de 2023, na segunda revisão. O resultado ficou abaixo da estimativa inicial e da previsão de analistas, de alta de 3,3% em ambos os casos.

continua após publicidade

O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 1,8% no quarto trimestre, perdendo força depois de avançar 2,6% no terceiro trimestre. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, aumentou 2,1% entre outubro e dezembro, depois de avançar 2% no trimestre anterior.

"Esses dados não fazem tanto preço por mais que o PIB tenha sido revisado levemente para baixo. Então, acabam eclipsados por conta do PCE que será divulgado amanhã nos Estados Unidos. Este indicador pode ser o fiel da balança", avalia Matheus Spiess, analista da Empiricus Research.

O sinal é negativo também para as ações ligadas ao minério de ferro, ainda que a commodity tenha fechado em alta em Dalian, na China. Vale cedia 0,65% por volta das 11h15, com o mercado digerindo a fala do presidente Lula de que a mineradora "não pode pensar que é dona do Brasil."

continua após publicidade

Já Petrobras avançava 0,07% (PN) e 0,23% (ON), na esteira do petróleo.

No horário citado acima, o Ibovespa cedia 0,48%, aos 131.057,64 pontos, ante recuo de 0,55%, na mínima aos 130.961,67 pontos. "Tem uma correção do movimento exagerado de ontem", completa o analista da Empiricus.

Em Nova York, os índices futuros de ações cediam.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa cai com Vale e NY após PIB dos EUA, mas defende os 131 mil pontos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!