MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa cai com NY, por temor com juro dos EUA, e com risco político local em Vale e Petrobras

A desvalorização das bolsas norte-americanas e das commodities, além da alta dos juros futuros internos e dos rendimentos dos Títulos do Tesouro dos Estados Unidos pesam no Ibovespa na manhã desta sexta-feira, 15. Depois de subir 0,21%, aos 127.957,49 pon

Maria Regina Silva (via Agência Estado)

·
Escrito por Maria Regina Silva (via Agência Estado)
Publicado em 15.03.2024, 11:40:00 Editado em 15.03.2024, 11:47:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A desvalorização das bolsas norte-americanas e das commodities, além da alta dos juros futuros internos e dos rendimentos dos Títulos do Tesouro dos Estados Unidos pesam no Ibovespa na manhã desta sexta-feira, 15. Depois de subir 0,21%, aos 127.957,49 pontos, na máxima, migrou para queda de 0,45%, na mínima aos 126.995,50 pontos. Com isto, quase zerava a alta semanal, após recuar 1,63% na passada.

continua após publicidade

O volume financeiro pode superar a média diária na faixa dos R$ 20 bilhões, por conta do vencimento de opções sobre ações na Bolsa brasileira.

A deterioração dos ativos reflete a expectativa de que, em eventual início de cortes dos juros, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) a taxa no final do ciclo seja menor do que a estimada pelo mercado. Essa ideia foi reforçada em dados norte-americanos divulgados nesta sexta-feira. Para a reunião de política monetária, a expectativa é de manutenção das taxas, com o processo de queda começando em junho deste ano.

continua após publicidade

O índice preliminar de sentimento do consumidor dos EUA, da Universidade de Michigan, caiu a 76,5 em março; previsão: 77,4. Já a produção industrial do país subiu 0,1% em fevereiro ante janeiro. O resultado superou a expectativa de analistas, que previam estabilidade.

Em linhas gerais, os dados reforçam o entendimento em relação aos recentes indicadores do país de indícios de pressão inflacionária nos EUA. Neste sentido, a expectativa em relação ao tamanho dos cortes dos juros pelo Federal Reserve no final do ciclo pode diminuir.

"Hoje tivemos a produção industrial e o CPI, índice de preços ao consumidor americano de fevereiro, informado nesta semana, acima do previsto. A junção destes dados tem um efeito negativo nas bolsas, a curva de juros está abrindo, o dólar testou R$ 5,00 e as ações small Caps mais sensíveis ao ciclo de juros estão caindo", relata Lucca Ramos, sócio da One Investimentos.

continua após publicidade

Na opinião de Ramos, o mercado parece se ajustar a apostas mais realistas para o ciclo de baixa estimado para os juros nos EUA. "Antes, chegou-se a prever redução de 1,50 ponto, depois de 1 ponto. Agora, sugere ir mais na direção de um corte de 0,75 ponto porcentual, com indicam os membros do Fed", diz.

Ontem, o Ibovespa fechou com recuo de 0,25%, aos 127.689,97 pontos, já refletindo essa possibilidade de cortes menos agressivos nos Estados Unidos neste ano e ainda por conta dos ruídos políticos envolvendo a mineradora e a estatal.

Aliás, ontem, a preocupação generalizada do mercado com os riscos à governança corporativa da Petrobras se sobrepôs, na reunião da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), ao debate em torno da retenção dos dividendos extras.

continua após publicidade

Em comunicado a petrolífera reforçou que não há qualquer decisão ou data definida para distribuição de dividendos extraordinários aos acionistas.

Após fortes ganhos recentes, o petróleo cai no exterior, o que pode contaminar também as ações da Petrobras, que ontem fecharam em baixa. Às 11h24, cediam entre 0,06% (PN) e -0,33% (ON).

continua após publicidade

Vale perdia 1,36%. O minério de ferro fechou em baixa de 3,46% em Dalian, na China. Por lá, o banco central decidiu manter a taxa da linha de empréstimo de médio prazo em 2,5%, sinalizando que não deverá alterar seus juros básicos na próxima semana.

Conforme apuração doBroadcast(sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o novo presidente da Vale, que substituirá Eduardo Bartolomeo no início do próximo ano, poderá ser ligado a acionistas representativos da mineradora.

"Além da queda do minério, todas as notícias envolvendo a empresa, como a saída de um conselheiro da Vale nesta semana pesam", completa o sócio da One Investimentos, completando ainda que pesam as incertezas em torno da Petrobras.

"Os sinais da China não são muito bons para o cenário de Brasil. As commodities em baixa não dão uma boa sinalização para o nosso mercado", cita em nota Helder Wakabayashi, analista da Toro Investimentos.

Às 11h25, o Ibovespa caía 0,49%, aos 127.086,18 pontos. Vale cedia 1,36% e Petrobras tinha -0,19% (PN) e -0,44% (ON). Com isso, o Ibovespa caía 0,03% na semana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa cai com NY, por temor com juro dos EUA, e com risco político local em Vale e Petrobras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!