MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibovespa cai após quatro altas seguidas, com recuo do minério e indefinição em NY

A alta da maioria dos índices de ações em Nova York, na volta do feriado de quinta-feira, 4, nos EUA, e o recuo dos rendimentos dos Treasuries são insuficientes para empolgar o Ibovespa. Ainda que permaneça uma análise menos desfavorável em relação aos Es

Maria Regina Silva (via Agência Estado)

·
Escrito por Maria Regina Silva (via Agência Estado)
Publicado em 05.07.2024, 11:37:00 Editado em 05.07.2024, 11:44:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A alta da maioria dos índices de ações em Nova York, na volta do feriado de quinta-feira, 4, nos EUA, e o recuo dos rendimentos dos Treasuries são insuficientes para empolgar o Ibovespa. Ainda que permaneça uma análise menos desfavorável em relação aos Estados Unidos e à pauta econômica do governo brasileiro, o indicador mira queda.

continua após publicidade

O recuo é puxado principalmente por ações ligadas ao minério de ferro, que fechou em baixa de 2,03% em Dalian, na China.

"O Ibovespa corrige um pouco, após as altas recentes. É um movimento técnico, mas ainda pode fechar a semana com valorização, a terceira seguida", estima Diego Faust, operador de renda variável da Manchester Investimentos.

continua após publicidade

Na quinta-feira, o Índice Bovespa fechou com alta de 0,40%, aos 126.163,98 pontos - a quarta elevação consecutiva. Na semana, avançava 1,65%, por volta das 11 horas. "O movimento de ontem (quinta) com o mercado americano fechado limita um pouco a alta do Ibovespa", acrescenta Bruno Takeo, analista da Ouro Preto Investimentos.

Em meio à agenda esvaziada de indicadores no Brasil, o investidor monitora o debate acerca da reforma tributária. A expectativa é de votação no plenário do primeiro projeto de lei da reforma tributária na semana que vem.

No exterior, destaque à divulgação do payroll, o relatório oficial de emprego dos Estados Unidos. Houve a criação de 206 mil empregos em junho O resultado ficou um pouco acima da mediana das expectativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, de 200 mil postos de trabalho.

continua após publicidade

Já a taxa de desemprego dos EUA aumentou para 4,1% em junho, ante 4% em maio (previsão: 4%). Além disso, houve revisão para baixo do número de criação de empregos de maio, de 272 mil para 218 mil, assim como o de abril, de 165 mil para 108 mil. Em junho, o salário médio por hora teve alta de 0,29% em relação a maio, em linha como o esperado.

Apesar dos números destoantes, as apostas seguem indicando corte dos juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) em setembro.

"Teve bastante coisa que anima o mercado, como ganhos salariais em linha e a taxa de desemprego subindo acima do consenso, além da revisão dos dados anteriores para baixo", cita Takeo, da Ouro Preto Investimentos.

continua após publicidade

Mais cedo, antes da divulgação do payroll, o presidente do Fed de Nova York, John Williams, em evento do BC indiano, ressaltou que houve progresso significativo e que a inflação dos EUA está agora em cerca de 2,5%. Contudo, ponderou que ainda há um caminho em direção à meta inflação em base sustentável e que o Fed está comprometido neste sentido.

Ao subir 0,39% mais cedo, o Ibovespa alcançou máxima aos 126.661,59 pontos, ponto considerado relevante para que o indicador faça um novo teste, diz Faust, da Manchester Investimentos. "Interessante que ontem e na quarta as máximas também ficara em torno dos 126.600 pontos, é uma região importante", diz, reforçando que a queda em si é uma realização parcial e que a análise fundamentalista coloca um preço justo do Índice Bovespa em 145 mil pontos.

continua após publicidade

Faust considera como positivos o anúncio de corte de R$ 29,6 bilhões despesas obrigatórias pelo governo nesta semana e a expectativa de votação na semana que vem do projeto de lei para a tramitação do primeiro projeto de lei complementar da regulamentação da reforma tributária. "São passos importantes."

A despeito do avanço da pauta econômica, a XP matém sua projeção de 145 mil pontos para o Ibovespa no final do ano. "Não altera a projeção, mas ajuda a destravar valor dos ativos locais, incluindo a Bolsa, que vinham muito pressionados", diz o estrategista-chefe e head do Research da XP Investimentos, Fernando Ferreira.

Aqui, os investidores monitoram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa de eventos na Grande São Paulo, nesta sexta-feira.

Às 11h25 desta sexta-feira, 5, o Ibovespa caía 0,20%, aos 125.911,19 pontos, ante recuo de 0,48%, na mínima aos 125.556,48 pontos, depois de subir 0,39%, na máxima aos 126.661,59 pontos. Petrobrás subia entre 0,75% (PN) e 1,87% (ON), mas Vale caia 0,60%.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibovespa cai após quatro altas seguidas, com recuo do minério e indefinição em NY"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!