Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Ibovespa cai a 123 mil pontos, seguindo mau humor externo com nova investida de Trump

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Ibovespa abriu estável mas logo migrou para o terreno negativo na manhã desta terça-feira, 11, em meio à cautela com a tarifas norte-americanas. O temor é de que o tarifaço do presidente dos EUA, Donald Trump, pressione mais a inflação e provoque uma recessão no país e até mesmo no mundo.

Mesmo após cederem na véspera, com o Nasdaq caindo ao menor nível desde 2022, hoje as bolsas em Nova York voltam a cair. Nesta manhã, Trump voltou a anunciar uma nova rodada de tarifas contra o Canadá.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Assim, o Ibovespa abandonou a marca dos 124 mil pontos do início do pregão desta terça-feira e cai para o nível dos 123 mil pontos. "Embarca no mau humor internacional", pontua Matheus Spiess, analista da Empiricus Research.

No Brasil, diz, não há um gatilho específico que justifique o comportamento da Bolsa brasileira. Segundo Spiess, o dólar em baixa ante o real é devido à recuperação do petróleo e os juros futuros refletem o resultado mais fraco do que o esperado da produção industrial no começo de 2025. A produção industrial ficou estável em janeiro em relação a dezembro, contrariando a estimativa mediana de expansão de 0,40%.

"Resultado da produção industrial veio abaixo do esperado, mas com uma composição positiva", avalia o economista-chefe do banco BMG, Flavio Serrano. O crescimento vem após três quedas seguidas.

publicidade

O petróleo avança em torno de 1,30%, mas sem forças para influenciar as ações da Petrobras, que recuam entre 1,36% (PN) e 1,69% (ON). Já os papéis da Vale viravam para baixo (-0,20%). Hoje, o minério de ferro fechou com queda de 0,06% em Dalian.

Nos EUA, o destaque foi a divulgação do relatório Jolts de emprego. A abertura de postos de trabalho nos Estados Unidos subiu para 7,74 milhões em janeiro. O resultado ficou praticamente em linha com a expectativa de analistas, de criação de 7,7 milhões de vagas no período.

"A leitura foi neutra, mas não foi o cenário ideal", pontua Spiess, da Empiricus. Após a divulgação e o anúncio de novas tarifas de Trump contra o Canadá, os juros dos Treasuries perderam força, após dispararem às máximas do dia

publicidade

Ontem, o principal indicador da B3 fechou em baixa de 0,41%, aos 124.519,38 pontos.

Às 11h21 desta terça, o Ibovespa caía 0,94%, aos 123.347,85 pontos, ante mínima aos 123.306,38 pontos (-0,97%), depois de subir 0,09%, na máxima aos 124.625,49 pontos.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline