Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

IBGE aponta que a ocupação informal ainda supera 40 milhões no País

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O País registrou uma taxa de informalidade de 38,6% no mercado de trabalho no trimestre até dezembro de 2024. Havia 40,045 milhões de trabalhadores atuando na informalidade no período, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em um trimestre, 77 mil pessoas passaram a atuar como trabalhadores informais. O total de vagas no mercado de trabalho como um todo no período cresceu em 789 mil postos de trabalho. Ou seja, aumentou mais o emprego via formalidade.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"A ocupação, nesse trimestre, tem componente tanto de formalidade quanto de informalidade, mas, de fato, a gente tem uma expansão maior do ramo formal", confirmou Adriana Beringuy, coordenadora da pesquisa. "Mas é sempre bom lembrar que, embora não tenha havido um crescimento significativo da ocupação informal, ela ainda se vê em 40 milhões, porque ela vem crescendo paulatinamente."

Em um trimestre, na informalidade, houve elevação de 16 mil empregadores sem CNPJ e de 254 mil pessoas no trabalho por conta própria sem CNPJ. Porém, houve enxugamento de 40 mil pessoas atuando no trabalho familiar auxiliar, de 128 mil empregos sem carteira assinada no setor privado, de 24 mil trabalhadores domésticos sem carteira assinada.

A população ocupada atuando na informalidade cresceu 0,2% em um trimestre. Em relação a um ano antes, o contingente de trabalhadores informais aumentou em 512 mil pessoas, alta de 1,3%.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline