Sete dos nove grupos de produtos e serviços que integram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registraram altas de preços em dezembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.
Houve recuos em Comunicação (-0,46%, impacto de -0,02 p.p.) e Artigos de residência (-0,15%, impacto de -0,01 ponto porcentual).
Os grupos com aumentos foram Alimentação e bebidas (0,54%, impacto de 0,12 ponto porcentual), Transportes (0,77% e impacto de 0,16 p.p.), Habitação (0,48%, impacto de 0,07 p.p.), Educação (0,05%, impacto de 0,00 p.p.), Despesas pessoais (0,56%, impacto de 0,06 p.p.), Saúde e cuidados pessoais (0,14%, impacto de 0,02 p.p.) e Vestuário (0,03%, impacto de 0,00 p.p.).
O resultado geral do IPCA-15 em dezembro foi decorrente de altas de preços em nove das 11 regiões pesquisadas. A taxa mais baixa ocorreu no Recife (-0,26%), enquanto as mais acentuadas foram as registradas em Fortaleza e Goiânia (0,77%).
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