MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ibevar prevê inadimplência no varejo em alta em abril e maior nível do ano

A taxa de inadimplência com recursos livres da pessoa física no varejo, considerando atrasos acima de 90 dias, pode ter um pico em abril, batendo em 4,69%, o maior nível do ano, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.04.2022, 13:47:00 Editado em 22.04.2022, 13:53:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A taxa de inadimplência com recursos livres da pessoa física no varejo, considerando atrasos acima de 90 dias, pode ter um pico em abril, batendo em 4,69%, o maior nível do ano, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) divulgada nesta sexta-feira. As expectativas para maio e junho já mostram uma melhora dos calotes, com o índice ficando em 3,05% e 2,82%, respectivamente, mas os dados podem ser revistos, alerta o Ibevar.

continua após publicidade

A previsão para a taxa de abril de 4,69% representa o aumento de 0,01 ponto porcentual em comparação à projeção para março e 0,08 em relação à taxa real de janeiro de 2022.

A inflação e a pressão da alta de preços na renda das famílias explica a tendência de aumento da inadimplência no Brasil, segundo o presidente do Ibevar, Claudio Felisoni de Angelo. Já a redução esperada para maio e junho decorre da própria contração das despesas das famílias, comenta ele em nota à imprensa.

continua após publicidade

Contudo, o Ibevar alerta que as projeções de maio e junho podem ser revisadas, dependendo da evolução das vendas em abril.

A inadimplência de pessoas físicas com recursos livres considera todas as operações com parcelas em atraso acima de 90 dias de atraso, com exceção das vinculadas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou lastreados em recursos compulsórios ou governamentais, explica o Ibevar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ibevar prevê inadimplência no varejo em alta em abril e maior nível do ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!