MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Helvetia e Baloise anunciam fusão e criam a 2ª maior seguradora da Suíça

As seguradoras suíças Helvetia e Baloise anunciaram nesta terça-feira, 22, uma fusão que dará origem à segunda maior companhia de seguros do país, com valor de mercado combinado de 18,1 bilhões de francos suíços (US$ 22,38 bilhões). A transação, estrutura

Dow Jones Newswires (via Agência Estado)

·
Escrito por Dow Jones Newswires (via Agência Estado)
Publicado em 22.04.2025, 18:26:00 Editado em 22.04.2025, 18:33:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As seguradoras suíças Helvetia e Baloise anunciaram nesta terça-feira, 22, uma fusão que dará origem à segunda maior companhia de seguros do país, com valor de mercado combinado de 18,1 bilhões de francos suíços (US$ 22,38 bilhões). A transação, estruturada como uma fusão de iguais, é mais um capítulo na onda de consolidação que vem reformulando o setor financeiro europeu.

continua após publicidade

A nova empresa, batizada de Helvetia Baloise Holding, terá sede em Basileia e será listada na bolsa suíça SIX Swiss Exchange. Com presença em oito países e volume de negócios superior a 20 bilhões de francos suíços, o grupo ocupará a vice-liderança do setor no país, atrás apenas da Zurich Insurance Group, com uma fatia de mercado estimada em 20%.

O CEO da Helvetia, Fabian Rupprecht, comandará o grupo combinado, enquanto o atual CEO da Baloise, Michael Mueller, assumirá como vice-CEO e chefe da integração. O presidente será Thomas von Planta (Baloise), e o vice, Ivo Furrer (Helvetia).

continua após publicidade

As companhias afirmaram que a fusão trará ganhos complementares, com aumento relevante na geração de caixa e potencial para maiores dividendos. A estimativa é que o negócio traga uma economia de custos é de 350 milhões de francos suíços até 2028. O custo total de integração deve ficar entre 500 e 600 milhões de francos, com cortes de postos de trabalho realizados de forma gradual, via aposentadoria antecipada e não reposição de vagas até 2029.

A conclusão do negócio está prevista para o quarto trimestre, sujeita à aprovação regulatória e antitruste. As assembleias extraordinárias para votação da fusão estão marcadas para 23 de maio. O principal acionista da Helvetia, a Patria Genossenschaft, que detém 34,1% da companhia, já se comprometeu a apoiar a transação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Helvetia e Baloise anunciam fusão e criam a 2ª maior seguradora da Suíça"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!