MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Haddad: não é só juro que vai resolver problema; é preciso trabalhar fiscal também

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na manhã desta quarta-feira, 4, que não é só uma reversão do movimento de alta dos juros que resolverá os problemas do Brasil. Para ele, o lado fiscal também precisará colaborar. As declarações foram feitas du

Fernanda Trisotto e Célia Froufe (via Agência Estado)

·
Escrito por Fernanda Trisotto e Célia Froufe (via Agência Estado)
Publicado em 04.12.2024, 15:04:00 Editado em 04.12.2024, 15:12:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na manhã desta quarta-feira, 4, que não é só uma reversão do movimento de alta dos juros que resolverá os problemas do Brasil. Para ele, o lado fiscal também precisará colaborar. As declarações foram feitas durante o Fórum Jota - o Brasil em 10 anos, realizado em Brasília.

continua após publicidade

"Primeiro, você tem uma dimensão fiscal que está sendo trabalhada. Segundo, você tem o saneamento de programas sociais. O saneamento está sendo feito. Então não é só o juro que vai resolver o problema. Nós temos que atuar do lado fiscal e do lado monetário para ancorar isso e não precisar chegar em um patamar de juros que vai acabar prejudicando mais do que ajudando", afirmou Haddad.

Ele ponderou que para o controle da inflação o que vai melhorar é, também, a continuidade dos investimentos por parte dos empresários, para evitar problemas de oferta. "É o que eu sempre falo, é o fiscal e o monetário andando juntos. Quando eu tento convencer os meus pares de que é preciso atuar no fiscal para o monetário ajudar, é disso que eu estou falando. Não adianta só trabalhar em cima de juros. Nós temos que trabalhar também esse lado das medidas que foram mandadas e que podem ser aperfeiçoadas ou complementadas ao longo dos meses", disse.

continua após publicidade

Ele também voltou a falar que as medidas enviadas ao Congresso para a contenção de despesas podem ser ampliadas ou aperfeiçoadas ao longo dos meses, e que o governo está dando tempo para analistas fazerem as contas sobre as propostas. Ele voltou a criticar a forma como as medidas foram vazadas, especialmente a questão da ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda.

Questionado sobre a compensação da desoneração da folha de pagamento e sua efetividade, Haddad disse que o governo fará um balanço na próxima semana para definir quais são os próximos passos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Haddad: não é só juro que vai resolver problema; é preciso trabalhar fiscal também"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!