MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Haddad: Governo tem chance de fechar ano com fiscal dentro da meta

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira, 30, que o governo caminha para fechar o ano com déficit inferior a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), mas "com chance" de cravar um resultado dentro da banda da meta fiscal, que tolera um

Eduardo Laguna, Francisco Carlos de Assis e Caroline Aragaki (via Agência Estado)

·
Escrito por Eduardo Laguna, Francisco Carlos de Assis e Caroline Aragaki (via Agência Estado)
Publicado em 30.08.2024, 19:22:00 Editado em 30.08.2024, 19:27:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira, 30, que o governo caminha para fechar o ano com déficit inferior a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), mas "com chance" de cravar um resultado dentro da banda da meta fiscal, que tolera um buraco nas contas primárias de 0,25% do PIB, ou mais de R$ 28 bilhões.

continua após publicidade

Haddad fez o comentário ao comparar a trajetória fiscal com o déficit que era aguardado pelo mercado no início do ano, de 0,8% do PIB. Durante a Expert, evento da XP Investimentos, o ministro assegurou que, se depender dele, o marco fiscal está estabilizado e vai ser cumprido. "O arcabouço fiscal, na minha opinião, está consolidado", disse.

Ele ponderou que nem todas as propostas encaminhadas pela equipe econômica tiveram viabilidade política. Foi o caso, por exemplo, do fim da desoneração da folha de pagamentos e dos benefícios tributários ao setor de eventos. Se a medida passasse, assinalou, o governo já teria um orçamento equilibrado e conseguiria antecipar em um ou dois anos o grau de investimento, conferido pelas agências de rating às economias com menor risco de crédito.

continua após publicidade

Haddad voltou a dizer no evento que o ministério deve revisar em breve a previsão de crescimento do PIB neste ano, atualmente em 2,5%.

Após ponderar que existem incertezas de investidores sobre a transição no Banco Central (BC) e em torno dos resultados das medidas fiscais, Haddad disse estar tranquilo de que os fundamentos vão falar mais alto do que a especulação, e o ano terminará com crescimento da economia e da bolsa. Lembrando das projeções de mercado no início do mandato, em 2023, Haddad afirmou que muitas se frustraram pelos bons indicadores do ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Haddad: Governo tem chance de fechar ano com fiscal dentro da meta"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!