Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Haddad diz que PL que tributa fintechs e bets tem impacto fiscal menor que R$ 5 bi

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta quarta-feira, 5, que o Projeto de Lei (PL) 5.473/2025 - que aumenta a tributação de bets e fintechs - tem um impacto fiscal menor do que R$ 5 bilhões. Por isso, a tramitação do texto não deve afetar as discussões sobre o Orçamento de 2026, declarou.

"É um impacto muito pequeno dentro do Orçamento para causar uma turbulência na peça orçamentária", disse Haddad a jornalistas, na portaria do Ministério da Fazenda, em Brasília. "Vou ter que fazer um ajuste pequeno no Orçamento (se o PL não for aprovado), mas ele é pequeno", reforçou.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O PL 5.473 propõe dobrar a taxação das bets, de 12% para 24%, e aumentar a alíquota de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) paga por fintechs, de 9% para 15% ou de 15% para 20%. O texto entrou na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado na terça-feira, mas a votação acabou adiada a pedido do relator, Eduardo Braga (MDB-AM).

Segundo Haddad, o texto é mais uma questão de "justiça tributária" do que de impacto fiscal, e foi apresentado por iniciativa do senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Segundo o ministro, outros pontos são mais importantes para votar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) e o próprio Orçamento de 2026. Entre eles, ele citou o corte linear de benefícios tributários e o PL que institui o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (Rearp), no qual foram incluídas medidas de aumento da arrecadação.

publicidade

A LDO e o Orçamento serão votados normalmente, ele disse.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline