MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Haddad defende fortalecimento do Mercosul para melhorar capacidade de negociação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 30, que o Brasil deveria atuar para fortalecer o Mercosul, de forma a melhorar a capacidade de negociação da região. Ele defendeu que é necessário integrar outros países ao bloco, a exempl

Cícero Cotrim e Eduardo Laguna (via Agência Estado)

·
Escrito por Cícero Cotrim e Eduardo Laguna (via Agência Estado)
Publicado em 30.01.2023, 13:52:00 Editado em 30.01.2023, 13:59:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 30, que o Brasil deveria atuar para fortalecer o Mercosul, de forma a melhorar a capacidade de negociação da região. Ele defendeu que é necessário integrar outros países ao bloco, a exemplo da Bolívia, e propôs que o grupo avance para uma zona de livre comércio entre seus membros.

continua após publicidade

"Quanto mais a gente adensar o bloco, maior vai ser nossa capacidade de negociar bons acordos comerciais com o mundo", disse Haddad, durante reunião da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Ele acrescentou que mesmo a economia brasileira, grande em comparação aos pares da América Latina, é "relativizada" em negociações com países com economias como China e Estados Unidos.

continua após publicidade

Para o ministro, o acordo comercial com a China negociado pelo presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, representa "o melhor dos mundos" para o país, que quer ficar no Mercosul e negociar um acordo de livre comércio por fora.

"Na minha opinião, é difícil de conciliar", afirmou Haddad, acrescentando que os países que negociam em bloco - como os membros da União Europeia - não parecem "arrependidos".

Antes, o ministro disse que projetos como o que visa levar o gás de xisto da região de Vaca Muerta, na Argentina, ao Brasil devem ser discutidos "sem dogmatismo".

Na semana passada, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, citou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao falar nas possíveis alternativas para financiar o projeto, mas Haddad disse nesta segunda-feira que a construção do gasoduto pode não precisar de recursos públicos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Haddad defende fortalecimento do Mercosul para melhorar capacidade de negociação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!