MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Haddad cita Trump e diz que mercado hoje está muito mais tenso do que em outros tempos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira, 25, que o mercado está mais tenso na comparação com outros momentos da história e citou a turbulência vivida nos Estados Unidos, com a falta de previsibilidade sobre as ações do novo governo

Amanda Pupo e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)

·
Escrito por Amanda Pupo e Fernanda Trisotto (via Agência Estado)
Publicado em 25.02.2025, 11:35:00 Editado em 25.02.2025, 11:40:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira, 25, que o mercado está mais tenso na comparação com outros momentos da história e citou a turbulência vivida nos Estados Unidos, com a falta de previsibilidade sobre as ações do novo governo Trump. "De fato, quando você vê uma turbulência na economia americana, do que as autoridades econômicas daquele país vão fazer e da dependência do mundo em relação a essas decisões, as pessoas estão mais tensas. E não é só no Brasil, está todo mundo tenso. Eu converso toda semana com alguma autoridade de outro país", disse Haddad, ao participar do painel Cenário Econômico 2025 na CEO Conference 2025, organizada pelo BTG Pactual.

continua após publicidade

Ele citou sua recente viagem ao Oriente Médio que, de acordo com o ministro, enfrenta uma pressão "enorme" dos Estados Unidos para baixar o preço do petróleo "meio que na marra".

"Definindo até o preço, 'vai ter que ser tanto para ajudar na desaceleração da inflação nos Estados Unidos'. Isso vai comprometer crescimento, investimento, uma série de coisas que eles tinham planejado até 2030, eles possivelmente vão ter que refazer cálculos e tudo mais", afirmou Haddad. "A situação externa é mais desafiadora".

continua após publicidade

E acrescentou: "As pessoas estão com mais com o dedo no gatilho do hoje, esperando uma notícia para agir, para se proteger, ou para especular, ou para o que quer que seja, tudo dentro da regra do jogo, ninguém está acusando ninguém."

O ministro também mencionou a situação desafiadora que Lula já herdou em transições de governo, quando "ninguém dizia que o Brasil ia quebrar". "Nem o Fernando Henrique disse, nem o Lula disse, nem o mercado disse, ninguém achava que o Brasil ia quebrar."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Haddad cita Trump e diz que mercado hoje está muito mais tenso do que em outros tempos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!