MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Haddad: BC não fixa meta de câmbio, ele evita disfuncionalidades

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira, 20, que o Banco Central não fixa uma meta de câmbio, mas trabalha para corrigir disfuncionalidades, e que a preocupação que a autoridade monetária deve ter é com a meta de inflação. Para iss

Fernanda Trisotto e Amanda Pupo (via Agência Estado)

·
Escrito por Fernanda Trisotto e Amanda Pupo (via Agência Estado)
Publicado em 20.12.2024, 12:52:00 Editado em 20.12.2024, 13:00:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira, 20, que o Banco Central não fixa uma meta de câmbio, mas trabalha para corrigir disfuncionalidades, e que a preocupação que a autoridade monetária deve ter é com a meta de inflação. Para isso, o BC manterá a taxa de juros restritiva para perseguir esse alvo, afirmou.

continua após publicidade

Haddad disse que não cometeria o equívoco de dizer qual seria uma meta de câmbio que o BC deveria mirar. "O problema do Banco Central é meta de inflação, não tem outra coisa que ele precisa se preocupar. Ele tem hoje a meta contínua e deve estabelecer um calendário para fazer essa meta, num espaço de tempo que seja adequado para a política monetária funcionar. Ele vai manter a taxa de juros restritiva até essa acomodação", afirmou a jornalistas nesta sexta-feira.

Ele fez referências a declarações dadas pelos diretores da autarquia ontem, durante apresentação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI), em que os integrantes do BC reconheceram "disfuncionalidades" no câmbio, inclusive com um deles defendendo o uso de reservas para corrigir esse cenário.

continua após publicidade

"Eu penso que o Banco Central, pelo que foi dito ontem pelos diretores, não fixa uma meta para o câmbio, ele quer evitar as disfuncionalidades que eles reconheceram haver nos pronunciamentos de vários diretores. Mais de um diretor se manifestou sobre isso e um deles defendendo nessas ocasiões o uso de reservas para que essa acomodação pudesse acontecer", disse Haddad.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Haddad: BC não fixa meta de câmbio, ele evita disfuncionalidades"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!