MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Haddad: alta do mínimo será compensada com remanejamento de dotação orçamentária

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira, 2, que os impactos nas contas públicas gerados pelo reajuste real do salário mínimo, promessa de campanha, serão recompensados por remanejamento orçamentário. Ele não detalhou a medida. N

Giordanna Neves e Antonio Timóteo (via Agência Estado)

·
Escrito por Giordanna Neves e Antonio Timóteo (via Agência Estado)
Publicado em 02.03.2023, 18:12:00 Editado em 02.03.2023, 18:20:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira, 2, que os impactos nas contas públicas gerados pelo reajuste real do salário mínimo, promessa de campanha, serão recompensados por remanejamento orçamentário. Ele não detalhou a medida.

continua após publicidade

Na semana passada, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou que o aumento do salário mínimo a partir de 1º de maio terá um impacto fiscal de R$ 5 bilhões e o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) representa perda de arrecadação de R$ 3,2 bilhões.

Desaceleração

continua após publicidade

Nesta tarde, Haddad voltou a comentar os dados divulgados hoje pelo IBGE. De acordo com ele, a economia desacelerou de 2021 para 2022 e o Banco Central precisou elevar juros para reduzir a inflação do ano passado, decorrente de "medidas eleitoreiras", disse Haddad, em referência às políticas aprovadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

O ministro voltou a reforçar a necessidade de harmonizar política fiscal e monetária para evitar uma maior desaceleração da economia e garantir a retomada das atividades econômicas.

Os dados divulgados hoje registraram uma retração de 0,2% no Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre do ano passado e uma desaceleração do ritmo de crescimento da economia de 5,0% em 2021 para 2,9% em 2022.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Haddad: alta do mínimo será compensada com remanejamento de dotação orçamentária"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!